Transição para o IPv6 começa hoje

Hoje, a partir das 21:01h (HorÁrio de Brasília), a Internet vai migrar para o protocolo IPv6, aumentando o atual  número de 4 bilhões de endereços de IP para milhões de milhões – mais especificamente, 340 undecilhões. A maioria dos usuÁrios não deve sentir diferenças, mas, como acontece com qualquer tecnologia de nova geração, eventualmente podem acontecer algumas falhas.

Alguns possíveis inconvenientes incluem atrasos na entrega de dados, mas isso não serÁ grave nem duradouro, conforme especialistas.

Fornecedoras de equipamentos, provedores e empresas de conteúdo, como Akamai, AT&T, Cisco, Facebook, Google, Bing e Yahoo! são algumas das companhias que apoiam a causa. No Brasil, a Campus Party, que ocorreu em fevereiro em São Paulo, serviu de ocasião para uma semana de testes com o protocolo IPv6. Por aqui, o NIC.br tem coordenado os esforços de implantação do IPv6 desde 2008.

O IPv6 é o formato que vai substituir o atual padrão IPv4, baseado em 32 bits, que possui limite de 4,3 bilhões de combinações. Com o aumento de diversos tipos de dispositivos que se conectam à Internet, como smartphones e tablets, foi necessÁrio expandir o número de IPs disponíveis.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.