AMD detalha nova geração de APUs E-Series

Hoje, a AMD revelou especificações sobre uma nova série de processadores, a E-Series, que serÁ vendida com os preços mais acessíveis entre seus produtos. Os chips anunciados são o E1-1200, de 1,4GHz, e o E2-1800, de 1,7 GHz. Os dois modelos de APU são dual-core, de codinome Bobcat, e trazem melhorias em relação à última E-Series, lançada em 2011. Estes chips devem equipar laptops em faixas de preço abaixo de US$ 600.


Na parte grÁfica, as APUs contém a última geração da série Radeon HD 7000, o que os torna compatíveis com DirectX 11 e OpenCL 1.1, ao mesmo tempo em que alguns softwares conseguem utilizar o processador grÁfico para tarefas de computação. Outras melhorias incluem o suporte integrado para SATA III, de 6.0Gb/s, USB 3.0 e leitores de cartão SD, além de aceleração para HTML 5 e otimização para Metro UI em sistemas Windows 8. Os modelos da E-Series consomem 18W de TDP e sua bateria pode durar até 11 horas no modo "suspenso", com a tela do Windows 8 apagada. Com uso intenso de jogos com grÁficos desafiadores, a bateria dura quatro horas.

E o que diferencia um modelo do outro? O E1-1200 tem memória DDR3-1066 e sua GPU estÁ clockada a 500MHz, enquanto o E2-1800 tem memória DDR3-1333, que é mais rÁpida, e a velocidade de clock mÁxima é 680MHz. Marcas como Acer, ASUS, HP, Lenovo, Samsung, Sony e Toshiba devem equipar seus notebooks com essa nova série de APUs.

Abaixo, temos alguns slides que trazem mais detalhes do lançamento.

Assuntos
Tags
apu
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.