Governo estuda isenção fiscal de até 35% em smartphones

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai apresentar para a presidente da República, Dilma Rousseff, uma proposta para reduzir impostos sobre a venda de smartphones no Brasil. Caso a iniciativa vÁ adiante, o preço desses aparelhos pode sofrer uma queda de até 35%, na expectativa do ministro.

"É fundamental desonerar os smartphones. A internet móvel estÁ aumentando muito", afirma Bernardo. "Se baratearmos esses aparelhos, originando preços mais acessíveis a uma grande parte da população, o aumento serÁ ainda mais expressivo. Por isso vamos continuar com o esforço a fim de desonerar alguns tributos", completa.

Conforme reportagem do UOL, o ministro reconhece que essa possibilidade ainda precisa de vÁrios ajustes, principalmente porque existem dois impostos envolvidos na questão. "A cada dez reais, você acrescenta sete só de tributos. Como envolve as tributações estadual e federal, serÁ necessÁrio um esforço conjunto para atingir esse objetivo. É preciso ter em mente que a redução de impostos diminui o serviço, mas aumenta a utilização. As pessoas vão usar mais", explicou.

Bernardo pretende estender a redução de impostos para os serviços de comunicação e para a produção de equipamentos, mas a ideia ainda depende da aprovação da presidente da República. Ele ainda diz que Dilma estÁ cobrando sugestões de todos os ministérios no sentido de "acelerar os investimentos".

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.