Anatel analisa propostas de 6 grupos para leilão do 4G no Brasil

Os grupos Claro, Telefônica/Vivo, Sunrise, Oi, TIM e TV Filme (controlada pela Sky) apresentaram hoje (05/06) à Anatel suas propostas para o leilão das faixas 4G no Brasil, que deve ocorrer no dia 12 de junho. Agora, a agência vai analisar a documentação apresentada para atestar a regularidade fiscal das empresas e a conformidade das propostas com o edital.

Além das faixas de frequência de 2,5GHz para conectividade 4G, o leilão também vai englobar faixas de 450Mhz para serviços de telefonia móvel rural. Juntas, elas somam um preço mínimo de R$3,8 bilhões.


O grupo que vencer o leilão da faixa de 2,5GHz deverÁ cumprir metas de cobertura. Até abril de 2013, por exemplo, ele terÁ que oferecer o serviço para todas as cidades-sede de jogos da Copa das Confederações. No final do mesmo ano, o sinal deve estar disponível em todas as sedes e subsedes da Copa de 2014.

Depois disso, o objetivo serÁ expandir o 4G para outras regiões. Em maio de 2014, serÁ a vez de todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Os municípios menores deverão contar com o 4G até o final de 2019.

Com o leilão, o governo espera incrementar a modernização da infra-estrutura de telecomunicações no Brasil. A tecnologia 4G permite, ao menos na teoria, velocidades dez vezes maiores que a do 3G utilizado atualmente. E com a expansão dos serviços de telefonia móvel, o governo espera promover a inclusão digital para as famílias que vivem afastadas dos grandes centros.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.