Trojans brasileiros fazem roubo automatizado de contas bancárias

A prÁtica do cibercrime no Brasil acaba de chegar a um estÁgio mais avançado. Ao invés de "apenas" roubar as credenciais de acesso a bancos online para uso posterior do cribercriminoso, agora os códigos maliciosos roubam dinheiro das contas bancÁrias através do próprio computador da vítima de maneira automatizada, conforme alerta da Kaspersky.

Para isso, os criadores desse tipo de malware copiam algumas funções presentes em trojans bancÁrios mais antigos e complexos, como o Zeus. O objetivo é burlar a detecção pelos sistemas anti-fraude usados pelos bancos.


Isso porque alguns bancos brasileiros possuem a função "cadastramento de computadores", que registra e armazena detalhes específicos sobre a mÁquina do cliente, como o número de série do HD ou o MAC address. Assim, quando uma transação é feita a partir de uma mÁquina diferente, o banco irÁ considerÁ-la suspeita ou até mesmo bloqueÁ-la.

"No caso desse novo tipo de ataque, os cavalos-de-troia permitem que a própria mÁquina da vítima seja usada para gerar uma operação ilegal e, assim, levantar menos suspeita", explica FÁbio Assolini, analista de malware da Kaspersky no Brasil, no blog oficial da empresa. "Esta é uma evolução natural dos trojans bancÁrios brasileiros, numa tentativa de manter os roubos de contas bancÁrias pela Internet, e assim continuar o jogo de gato e rato entre bancos e ladrões."

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.