Volume de vendas online no Brasil representa 1% do PIB, revela estudo

Entre os anos de 2010 e 2011, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 43% e ultrapassou os US$ 25 bilhões em faturamento. Os dados são de levantamento encomendado pela Visa à América Economia  Intelligence.

Segundo a pesquisa, o Brasil tem a maior participação no total das compras de e-commerce na América Latina e Caribe, com 59,1%, seguidos pelo México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).

O volume faz com que o Brasil seja o primeiro país na América Latina a conseguir que as vendas online atinjam 1% do seu PIB.

A América Economia Intelligence destacou o social commerce e o uso de cupons de descontos como as duas grandes tendências que colaboram para o crescimento do e-commerce.


"Os clientes querem mais praticidade e menores preços, enquanto os varejistas precisam atender estas expectativas e ainda surpreender os consumidores. A oferta de descontos sempre foi presente no ambiente online, mas é indispensÁvel para quem quer vender mais", afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, portal que reúne cupons de descontos das principais lojas virtuais brasileiras.

Como principais fatores responsÁveis pelo crescimento do e-commerce no país, o estudo aponta a maior segurança e confiança no momento da compra, plataformas de negociação derivadas de novos canais como o social commerce, reformas governamentais e aumento do nível de bancarização, além de um maior uso dos meios de pagamentos eletrônicos, como os cartões de crédito.

Ainda segundo o levantamento, a expectativa é que o setor cresça 26% em 2012 e 28,5%, em 2013. Da mesma forma, espera-se que até 2015 a internet móvel gere uma maior atividade de compra, uma vez que a expansão de smartphones deva chegar a 50%.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.