MIT vai receber centro de pesquisa da Intel

A Intel anunciou ontem que o Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais reconhecidos pólos de inovação dos Estados Unidos, foi escolhido para se tornar seu mais novo Centro de Ciência e Tecnologia. O Centro serÁ sediado em um laboratório do MIT e estarÁ focado na pesquisa em "Big Data", que são conjuntos de dados grandes o suficiente para desafiar a capacidade de processamento dos programas comuns. O instituto foi escolhido depois de uma pesquisa nacional que buscava o local mais apropriado para o empreendimento. 


Este serÁ o sexto centro de pesquisa aberto pela Intel desde janeiro de 2011. Outros laboratórios administrados pela empresa se concentram na Área de computação em nuvem, segurança, computação grÁfica, sistemas dedicados e inteligência ambiental.

Os trabalhos no centro de pesquisa devem servir para projetar hardware e software que processem esses bancos de dados com mais eficiência. Os professores também pretendem descobrir novos algoritmos e arquiteturas alternativas para essa tecnologia, além de formas de otimizar memórias não volÁteis para armazenar as Big Datas. Descobertas nesse novo cento de informação podem provocar mudanças na Área de anÁlise econômica, saúde e segurança governamental.

- Continua após a publicidade -

Criando e financiando um ecossistema de pesquisadores na Área, e construindo um centro colaborativo como o Intel Science Technology Center (ISTC) para Big Data, o objetivo da Intel e de seus parceiros é explorar novas soluções para a manipulação, armazenamento e compartilhamento de grandes quantidades de informação. O novo centro de pesquisa deve acelerar o ritmo de descobertas na Área médica, na computação empresarial e industrial e encorajar a inovação no design de interfaces para o consumidor final de grandes bases de dados.

Pesquisa em Big Data

Mesmo com o MIT como sede, o ISTC deve ter colaboradores de outras seis universidades americanas. Os outros laboratórios da Intel, principalmente aqueles centrados em computação em nuvem e grÁfica, devem complementar os trabalhos do novo centro. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.