Grafeno + hBN poderá por fim aos circuitos eletrônicos de silício

Ao que parece, o silício poderÁ deixar de ser "sinônimo" para os circuitos eletrônicos no futuro próximo.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia informaram que estão trabalhando no desenvolvimento de um composto formado por grafeno e nitreto hexagonal de boro (hBN), com o intuito de substituir o silício no futuros circuitos eletrônicos.

Os cientistas desenvolveram com sucesso um método que leva uma fina camada de grafeno (espessura de um ou dois Átomos) e uma camada composta por algumas centenas de Átomos de espessura de hBN esparramada no topo. A bicamada de grafeno e hBN podem então ser transformados em um transistor que é aplicÁvel em eletrônicos de alta freqüência e dispositivos optoeletrônicos.


(Estrutura do grafeno)

Os pesquisadores afirmaram terem sido capazes de aplicar este composto (grafeno + hBN) na produção de transistores em uma escala de wafer. Projetos semelhantes foram desenvolvidos por outros pesquisadores no passado, mas em escala experimental. Desta vez, os cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia foram capazes de produzir um composto de grafeno + hBN em larga escala.

Para conseguir uma produção em larga escala do composto, os pesquisadores tiveram que encontrar maneiras de tornar o grafeno e hBN "unidos" um no outro. O processo começa pela produção de uma camada de grande Área e uniforme de grafeno epitaxial. Em seguida, os cientistas tiveram para "suavizar e achatar" a camada de grafeno, anexando os Átomos de hidrogênio a ele. O hBN, cultivado em um metal de transição, foi então anexado ao grafeno.


(Estrutura do hBN)

No entanto, a integração grafeno + hBN para os atuais padrões industriais de circuitos podem exigir mais pesquisas. O desempenho condutível /eletrônico do grafeno + hBN é dito ser 2-3 vezes melhor do que o silício atual, e os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia acreditam poder desenvolver e demonstrar a integração do grafeno + hBN em circuitos industriais em um futuro próximo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.