Novo browser da Yahoo já apresenta erro de segurança

Dois dias atrÁs, a Yahoo apresentou ao mundo seu browser, o Axis. E os especialistas de segurança notaram uma grande falha no programa assim que puseram suas mãos neste browser. O código de assinatura privado estava escrito no arquivo fonte do programa. Esse erro permitiria a criação de extensões maliciosas que seriam identificadas como autênticas pelo browser.


Para entender melhor o problema: códigos de assinatura privados são usados para criptografar mensagens, quando alguém quer manter sigilo sobre determinada informação. A mensagem só pode ser lida por um outro tipo de código, o público. Estas duas "chaves" - pública e privada - são geradas por programas de computador e possuem uma relação matemÁtica entre si. Aquilo que o código privado "esconde" é revelado pelo código público, que é passado para todos os remetentes que devem ler as mensagem.

 

É através do código privado, ao qual apenas o pessoal da Yahoo deveria ter acesso, que os softwares reconhecem os programa ou extensões da marca. A Yahoo basicamente forneceu a sua assinatura para que qualquer alteração no programa seja aceita como oficial.

Com o Axis, a empresa pretendia aumentar sua participação no mercado de ferramentas de busca, integrando o programa a browsers jÁ existentes como um plug-in. Outro objetivo era se disputar o mercado de sistema de busca para celulares, com o lançamento do browser para o sistema iOS e uma versão para Android sendo projetada.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.