Novo SSD chinês apaga seus dados à distância e esconde arquivos

Na semana passada, publicamos uma notícia sobre um drive da RunCore que se autodestrói com o toque de um botão. Hoje, a mesma fabricante estÁ lançando outro produto com novos diferenciais na parte de segurança.O Xapear SSD consegue separar os dados armazenados em pastas públicas, acessíveis a qualquer um que conectar o drive em seu computador, e uma parte secreta que só se torna visível com uma chave RFID, baseada em um sinal de rÁdio-frequência emitido quando se passa a chave sobre o SSD (veja o vídeo). Também é possível apagar a própria memória do Xapear mandando uma mensagem de celular, evitando o acesso a informações comprometedoras ou sigilosas em caso de perda ou roubo.


O Xapear tem modelos com 8GB, 16GB, 32GB, 64GB ou até 128GB de armazenamento. A conexão é através de uma porta USB 2.0 e sua velocidade de leitura é de 22MB/s, enquanto a escrita é feita a 14MB/s.

O aparelho vem com duas chaves RFID que serão acionadas pelo próprio usuÁrio. Assim que as chaves são ligadas, é possível criar partes "públicas" e "ocultas" no SSD e determinar seus tamanhos. A parte oculta só serÁ revelada se a chave RFID passar sobre o SSD, e se a operação for repetida, os dados tornam a desparecer.

- Continua após a publicidade -

Qualquer telefone com padrão GSM pode ser cadastrado para, quando necessÁrio, apagar os dados do Xapear à distância. Assim que toda a informação for eliminada, uma mensagem de confirmação serÁ enviada ao celular. Essa comunicação com celulares é feita através de um cartão SIM integrado no drive.

 

Além de tudo isso, os vídeos promocionais da RunCore continuam sendo ótimos:

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.