Dispositivos móveis e Macs tiveram maiores índices de crescimento de novos malwares

A empresa de segurança McAfee alertou para um aumento significativo no volume de malwares em todas as plataformas no primeiro trimestre deste ano. Apesar das pragas virtuais atingirem indiscriminadamente todas as plataformas, os dispositivos móveis e Macs foram os dispositivos que tiveram um índice de ataque acima da média.

O Relatório de Ameaças para o primeiro trimestre de 2012 da McAfee mostra uma tendência preocupante, com 83 milhões de novas amostras de malwares detectados. O ritmo parece estar bastante acelerado, podendo resultar em 100 milhões de novos malwares diferentes em algum momento de 2012.

A McAfee coletou 8.000 amostras de malware para dispositivos móveis, cerca de 7.000 dos quais foram para a plataforma Android, contra apenas 600 nos últimos três meses de 2011, que representa um aumento astronômico de mais de 1.200%. No entanto, a maioria dessas ameaças vêm de mercados de aplicativos de terceiros, e não do Android Market.

Os usuÁrios da Apple não podem mais descansar sobre os louros, uma vez que os hackers estão atacando cada vez mais os computadores Mac. A McAfee detectou cerca de 250 novas amostras de malware para o Mac, além de 150 falsos anti-vírus para malware.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.