Microsoft abandona interface Aero no Windows 8

Os dias do visual Aero, introduzido no Windows Vista, estão prestes a terminar. A Microsoft confirmou que a interface clÁssica da próxima versão do sistema serÁ mais "clean" e chapada, sem transparências.

"Aplicamos uma série de melhorias no visual do desktop do Windows 8", afirmou a companhia no blog oficial de desenvolvimento da plataforma. "Embora quiséssemos que a Área de trabalho parecesse familiar, também desejamos usar algumas ideias da nossa nova linguagem de design e aplicÁ-las em tudo que pudéssemos."

Gostaram?

Como resultado, as janelas do Windows 8 vão incorporar a interface Ribbon, jÁ adotada no Office, mas a Microsoft eliminou os efeitos de transparência e reflexões. Além disso, em uma tendência contrÁria à que a companhia adotou a partir do Windows XP, as bordas voltaram a ficar quadradas.

"Para completar, atualizamos a aparência da maioria dos controles comuns, como botões, check boxes, barras de rolagem e barras de menu. Deixamos quadradas as bordas e tiramos os preenchimentos em degradê", continua o post. O único elemento que continua com alguma transparência, embora sutil, é a barra de tarefas.

A Microsoft ressalta que algumas mudanças jÁ serão visíveis no próximo Release Preview, mas a maioria só vai aparecer no lançamento da versão final do sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.