Famílias de malware para Android cresceram 270% no ano

A F-Secure contabilizou o surgimento de 37 novas famílias e variações de aplicativos maliciosos para Android no primeiro trimestre de 2012, contra apenas dez registradas no mesmo período de 2011, um aumento de 270%.

Enquanto isso, o número de ameaças presentes em pacotes de aplicativos com extensão .APK saltou de 139 para 3.069 nos últimos 12 meses, ou seja, um incrível crescimento de 2.100%.


Imagem: F-Secure


O estudo da F-Secure aponta ainda que os vírus do tipo "Trojan" (cavalo-de-Troia) foram responsÁveis por 84% das ameaças disseminadas no período. Quase 70% das amostras coletadas de novos tipos de malwares para plataformas móveis foram criadas com o intuito de capturar dados de usuÁrios que possam ter algum valor comercial, tais como senhas bancÁrias, números de cartões de crédito e informações cadastrais.

"Um dos pontos que mais chama atenção nesse levantamento é o nível de sofisticação alcançado pelos autores desses vírus", destaca Ascold Szymanskyj, vice-presidente de vendas e operações da F-Secure para a América Latina. "Muitos desses malwares realmente entregam o que prometem. Por exemplo, no caso de um game, serÁ realmente instalada uma cópia do jogo no dispositivo. Isso dificulta a percepção do usuÁrio de que na verdade ele estÁ sendo vítima de um crime cibernético", explica.

"Por isso é fundamental que os usuÁrios se conscientizem da importância de ter no smartphone e no tablet o mesmo nível de proteção que existe no PC", alerta o executivo. "O risco de contaminação é exatamente o mesmo e as organizações criminosas estão trabalhando nisso, justamente devido ao maior grau de vulnerabilidade desses dispositivos e pela despreocupação e desconhecimento dos usuÁrios em relação a estes riscos."

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.