Restrição aos browsers no Windows 8 RT preocupa Comissão Europeia

A Comissão Europeia declarou que vai ficar "de olho" no Windows 8 RT, a versão do sistema para equipamentos baseados na arquitetura ARM. Isso porque a Microsoft vai permitir apenas o uso do Internet Explorer na interface clÁssica, impedindo o usuÁrio de optar por outros navegadores.

A decisão da gigante pode afetar um acordo entre a companhia e a comissão por causa das leis antitruste do continente, conforme o ZDNet.


Versões anteriores do Windows sempre foram comercializadas com o Internet Explorer incluído. Em 2010, porém, a Microsoft precisou distribuir na Europa versões do sistema com outras opções de browsers que o usuÁrio pode escolher no momento de configurar o sistema.

O acordo, porém, vale para "PCs de clientes" e, por enquanto, a Comissão Europeia ainda não decidiu se ele também vale para tablets. Inicialmente, os equipamentos baseados em ARM serão dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Além da entidade regulamentadora europeia, o próprio Senado americano também ficou preocupado com a iniciativa da Microsoft. Tanto que o assessor do subcomitê antitruste, o senador Herb Kohl, confirmou que hÁ planos de investigar atitudes anticompetitivas da companhia.

A Mozilla criticou a decisão da Microsoft, dizendo que representa um "retorno à era das trevas digital, quando usuÁrios e desenvolvedores não tinham opção" e que "restringe a escolha do usuÁrio, reduz a competitividade e esfria a inovação". Vale lembrar que a restrição vale apenas para a interface clÁssica do sistema. No modo Metro, os usuÁrios poderão instalar qualquer navegador.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.