Propagandas na Wikipedia são sinal de PC infectado

Se você visualizar algum banner publicitÁrio nas pÁginas da Wikipedia, pode ser que algo esteja muito errado com o seu computador. O alerta é da própria Wikipedia, que afirmou que não exibe anúncios no site.

"Nunca colocamos anúncios na Wikipedia", garante Philippe Beaudette, diretor de comunidade, no blog oficial da Wikimedia Foundation. "Se você vê alguma propaganda de organização privada, provavelmente seu navegador estÁ infectado com malware."


Se você se deparar com algo parecido com isso, desconfie

Um dos exemplos citados no blog é uma extensão maliciosa para o Google Chrome, chamada "I want this". Beaudette acredita que existam extensões similares também para o Firefox, o Internet Explorer e outros browsers, e sugere que os usuÁrios contem nos comentÁrios do blog outros plugins que considerarem suspeitos.

Além do malware, Beaudette alerta para outra possível causa para a exibição de propagandas na Wikipedia: o uso de uma conexão pública em cafés, por exemplo, ou de conexões Wi-Fi gratuitas. Nesse caso, os anúncios são "injetados" na pÁgina pelos próprios provedores do serviço.

Beaudette afirma que toda a arrecadação da Wikipedia é conseguida com doadores, que normalmente oferecem US$30 ou menos para a organização. "Nós garantimos: você nunca verÁ anúncios legítimos na Wikipedia", finaliza.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.