Intel disponibiliza produtos com Xeon E5-2600 no Brasil

Durante o Intel Developer Forum que ocorreu no Brasil nessa semana, a empresa anunciou a disponibilidade imediata no país de produtos (computadores, storage e Switches) com processadores Xeon E5-2600. Lançados hÁ alguns meses, os processadores possuem características que os tornam ideais para as infraestruturas de serviços de virtualização, cloud computing e processamento crítico.

Os processadores Xeon E5-2600 endereçam quatro questões relevantes para o data center: gargalos de I/O, eficiência energética, segurança, e a interação com os dispositivos de armazenamento e de rede. A plataforma é 80% mais rÁpida que a anterior, a Xeon 5600, graças a características como a Advanced Vector Extension (AVX), que melhora o desempenho de aplicativos pesados, como anÁlise financeira, criação de mídia e computação de alta performance, em até duas vezes.


Outras funcionalidades:

Com suporte para até oito núcleos por processador e até 768GB de memória para o sistema, a família de produtos Xeon E5-2600 oferece tecnologias embarcadas adicionais, como a Turbo Boost 2.0, a Hyper-Threading e a de Virtualização da Intel. Elas fornecem aos departamentos de TI capacidades flexíveis para aumentar o desempenho de suas infraestruturas de forma dinâmica.

Outras novidades estão nas opções de I/O, com as tecnologias Integrated I/O (IIO) e Data Direct I/O (DDIO). "Em resumo, a grande novidade é a inclusão do I/O hub dentro do processador, de forma a reduzir latência, e com o PCI 3.0, passar a ter acesso direto a esse I/O Hub direto no cache do processador. Isso aumenta em três vezes o throughput quando falo com a rede, comparado à geração anterior, e até em 20 vezes quando falamos em servidores com mais de quatro anos de uso", explica Reinaldo Affonso, diretor de tecnologia da Intel para a América Latina.

Entre as opções de segurança, como a Advanced Encryption New Instruction (AES-NI13), os Xeon E5-2600 ajudam os sistemas a codificarem e decodificarem dados rodando em uma ampla gama de aplicativos e transações, e com a Trusted Execution Technology (TXT), criar uma base que reduza a exposição da infraestrutra a ataques.

JÁ quanto ao consumo de energia, os E5-2600 são 50% mais eficientes que os processadores da geração anterior. 23 sensores foram colocados dentro da plataforma para medir e definir políticas. Com o Node Manager você pode gerenciar os servidores para que eles nunca cheguem ao pico e enganar o sistema operacional. "Nós mudamos o parâmetro lÁ dentro, no Bios da mÁquina, de modo a dar uma folga em todas as mÁquinas. O sistema operacional acha que você chegou no limite, mas você nunca vai chegar lÁ", afirma Reinaldo Affonso.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.