Novidade do GTC 2012, novas GPUs Tesla vão equipar supercomputadores nos EUA

Um dos anúncios feitos hoje pela Nvidia no GPU Technology Conference, que acontece em San Jose na Califórnia, é a nova família  de GPUs Tesla, baseados na arquitetura Kepler de 28 nm. Representada pelos modelos K10 e K20, esta nova geração da Tesla foi projetada para suprir problemas complexos comuns à computação de alta performance, com foco em alta velocidade de processamento e eficiência energética. O que garante a evolução nesses quesitos é justamente a tecnologia Kepler, que é três vezes mais eficiente que a Fermi, arquitetura lançada dois anos atrÁs.


A GPU Tesla K10 da Nvidia deve ter a maior velocidade de processamento para programas que trabalham com sinais de rÁdio, edição de imagens e avaliação de abalos sísmicos do  mercado. Otimizada para clientes na exploração de petróleo, gÁs natural e da indústria de defesa, a Tesla K10 contém dois chips GK102 que trabalham em conjunto para alcançar a performance mÁxima de 4,58 teraflops e 320 GB por segundo na taxa de processamento da memória. O K10 jÁ estÁ disponível para venda.

Enquanto isso, a Tesla K20 é a nova top de linha da família, concebida para atender os sistemas mais exigentes. Espera-se que seja a GPU com a melhor performance do mundo e também a mais eficiente no consumo de energia. A previsão de chegada no mercado é para o último trimestre do ano. A GK110, GPU na qual a Tesla K20 é baseada, deve ser incorporada ao Titan, novo supercomputador que estÁ instalado no Oak Ridge National Laboratory, no Tennessee, e no sistema Blue Waters de Urbana-Champaign.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.