Intel vai doar laboratórios a três universidades brasileiras

A Intel Brasil assinou um acordo para a doação de laboratórios completos para três universidades brasileiras com o objetivo de desenvolver sistemas embarcados - também chamados de sistemas embutidos, que são hardwares dedicados para apenas um dispositivo, com um número de tarefa específicas. Os três pólos de inovação escolhidos para receber os laboratórios são a Faculdade de Engenharia da UNICAMP, a Escola Politécnica da USP e o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Este acordo faz parte de um projeto da Intel para financiar a formação de profissionais e a educação no país.

Os novos laboratórios serão utilizados principalmente por alunos de graduação dos cursos de engenharia. Além desta doação, a Intel irÁ capacitar os professores dessas Universidades para que orientem os estudantes no processo de desenvolvimento destes sistemas.


Guichês de inscrições para o IDF 2012, em São Paulo, que estÁ acontecendo nessa semana

Cada laboratório serÁ equipado com 20 sistemas embarcados com o processador Intel Atom, além de ferramentas para a criação de novas soluções para as Áreas de sensores de identificação por radiofrequência, criptografia e segurança da informação. Estes nichos são consideradas de grande potencial no Brasil pela Intel.

O principal objetivo desse acordo é auxiliar as universidades a formar profissionais capazes de desenvolver soluções para sistemas embarcados. O anúncio da parceria veio em conjunto com outras boas notícias para o mercado brasileiro feitos no IDF 2012, que estÁ acontecendo em São Paulo. A empresa anunciou que pretende aumentar seus investimentos no país para os próximos 5 anos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.