Intel celebra seu 25º aniversário no Brasil

A Intel completa este ano o seu 25º aniversÁrio no Brasil e anuncia a iniciativa "25 anos em 5", que pretende acelerar as atividades e os investimentos da empresa no país nos próximos cinco anos. Para a fabricante de chips, a consolidação do Brasil como o terceiro maior mercado de PCs do mundo é apenas o começo de um grande salto que o mercado deve realizar em poucos anos.

O plano estratégico da empresa para o Brasil busca acelerar a atuação da companhia junto da cadeia de valor de TI e também a execução de projetos estratégicos de relevância nacional, com foco nas experiências dos consumidores. Para os próximos cinco anos, a Intel irÁ focar em três grandes pilares:

- O Crescimento do mercado de PCs: Com o crescimento da penetração do PC nos lares brasileiros, o crescimento das pequenas e médias empresas, e a chegada ampla ao mercado dos Ultrabooks™, nova categoria de produtos inspirados pela Intel.

- O avanço em mercados Além do PC: com a chegada de novos produtos baseados em tecnologia Intel, como tablets e smartphones, e uma maior atuação da empresa junto de desenvolvedores de soluções embarcadas inteligentes.

- Grandes oportunidades e projetos de relevância nacional: Com um incremento do compromisso da Intel com a educação e a inclusão digital, maiores investimentos em inovação no Brasil e parcerias para a criação de uma infraestrutura nacional de computação em nuvem.

"Nos últimos vinte e cinco anos, a Intel colaborou continuamente para o desenvolvimento do ecossistema para a produção e distribuição de computadores no Brasil, que hoje inclui centenas de parceiros", explicou Fernando Martins, Presidente e Gerente Geral da Intel Brasil.

"Inovação local depende de investimentos em capacitação e auxílio a empreendedores. Esse serÁ um foco da atuação da Intel no Brasil nos próximos cinco anos. Ao fomentar a inovação brasileira, além de gerar boas oportunidades de negócio, a Intel estÁ contribuindo para a sustentabilidade do crescimento da economia nacional."

Intel no Brasil: 25 anos de sucesso

Em seus primeiro quarto de século no Brasil, a Intel assumiu o papel ativo de contribuir, por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação, para o fortalecimento do futuro digital do país. Um dos pontos que marca o trabalho que a Intel desenvolveu durante todos esses anos é um expressivo aumento na velocidade com que novas tecnologias chegam ao país. No ano em que a Intel abriu seu escritório local, por exemplo, as inovações tecnológicas lançadas no exterior demoravam meses, às vezes anos, para chegar ao Brasil. Atualmente, os grandes lançamentos internacionais chegam ao país quase que simultaneamente ao mercado mundial.

O fomento à inovação, ao empreendedorismo e à educação também são pontos marcantes dos 25 anos de atuação da empresa no Brasil. Por meio da Intel Capital, braço de investimento da companhia que atua no país desde 1999, a Intel jÁ ajudou dezenas de empreendedores brasileiros a crescer e competir no mercado nacional e global. Nos últimos 13 anos, a Intel Capital jÁ investiu em mais de 25 empresas no Brasil. Em 2011 apenas, a Intel Capital realizou cinco novos investimentos no país e dobrou o time de diretores de investimentos que atuam na região.

Parcerias com empresas brasileiras, por meio de acordos de transferência de tecnologia e projetos de pesquisa conjunta, também resultaram em inovações importantes para o país. No final de 2011 o Brasil recebeu o primeiro Posto de Gasolina do Futuro, fruto de uma parceria entre a Intel e a Petrobras Distribuidora. A empresa também estÁ apoiando a SpaceMETA, iniciativa privada nacional que visa colocar um veículo não tripulado na superfície da lua até o final de 2012. Ambas as iniciativas contemplam o desenvolvimento conjunto e a troca de tecnologias que colocam o país na vanguarda da adoção de sistemas inteligentes.

Na Área de educação, os programas da Intel têm criado oportunidades tanto para professores quanto para estudantes. Por meio do programa Intel Aprender, cerca de 40 mil jovens em situação de risco receberam capacitação em tecnologia, preparando-os para o ambiente de trabalho do século XXI. A Intel também treinou, por meio do programa Intel Educar, mais de 250 mil professores em todo o país. Estes profissionais receberam qualificação para integrarem com eficiência a tecnologia em suas aulas, a fim de promover nos estudantes as habilidades e competências para o sucesso no mundo atual – como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes e entre estes e os professores.

O Classmate PC, projeto de computador educacional criado pela Intel, foi adotado pelo governo federal para a execução do ProUCA – Programa Um Computador por Aluno – beneficiando mais de 500.000 jovens de cerca de 600 municípios. Os programas Intel Educar e Intel Aprender, bem como outras iniciativas de educação, demonstram a visão da Intel de que a tecnologia tem o poder de desafiar, inspirar e transformar a vida das pessoas para melhor.

A crescente importância do Brasil no cenÁrio mundial da tecnologia nos últimos anos fez com que a Intel ampliasse ainda mais a sua atuação no país. Marco do papel crucial do Brasil na estratégia de longo prazo da empresa é realização do Intel Developer Fórum Brasil, que estÁ acontecendo hoje, em São Paulo. O Intel Developer Forum é o maior evento mundial da Intel, unindo empresas, cientistas, executivos e profissionais para demonstrar inovações e discutir os rumos da indústria. O evento, que acontece desde 1997 em São Francisco e Pequim, é marcado por anúncios e discussões sobre futuros produtos e soluções baseadas em tecnologias desenvolvidas pela Intel e seus parceiros.

"Nosso principal objetivo no país atualmente é o de acelerar a disponibilização das inovações com parceiros no país, consolidando nossa posição como terceiro maior mercado de PCs do mundo e expandindo nossa atuação para além do PC, com a chegada de smartphones, tablets e soluções embarcadas inteligentes nos mais diversos tipos de dispositivos conectados" concluiu Fernando Martins. "Parte desse grande projeto inclui nosso compromisso inabalÁvel com a educação e o avanço do ensino de ciências, nossa parceria com empresas e universidades brasileiras para o fomento ao empreendedorismo e à inovação, e nossa luta constante para acelerar a chegada de novas tecnologias e transformar de forma positiva a vida de todos os brasileiros."

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.