
Há 15 anos, um computador vencia um mestre do xadrez
Hoje é o 15º aniversÁrio da vitória do computador Deep Blue, da IBM, sobre Garry Kasparov em uma partida de xadrez. O soviético Kasparov é considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos, mas no dia 11 de maio de 1997 ficou comprovado que uma mÁquina pode derrotar um ser humano.
O desafio durou vÁrios dias e resultou em duas vitórias para o Deep Blue, uma para Kasparov e três empates.
O Deep Blue era capaz de explorar até 200 milhões de posições diferentes no tabuleiro por segundo. Mas a mÁquina não servia apenas para jogar xadrez. Com a capacidade de processar 1 trilhão de operações a cada segundo, ela foi utilizada no auxílio à descoberta de novos medicamentos, em cÁlculos financeiros para anÁlise de riscos e na execução de operações massivas em diversas Áreas da ciência.
Em 2004, o Deep Blue foi substituído pelo Blue Gene, que conseguia processar 478 trilhões de operações por segundo. Em 2011, surgiu o Watson, que derrotou os dois maiores campeões do Jeopardy, programa da TV americana que consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, e chegou a ser eleito "Personalidade do Ano", durante a realização do 15º Festival Annual Webby Awards em Nova York.
No ano passado, a IBM completou 100 anos. VÁrios detalhes e curiosidades da empresa você pode conferir no nosso especial.
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?