Mozilla critica Microsoft por permitir apenas o IE no Windows 8 para tablets

A Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, divulgou um comunicado que desaprova a decisão da Microsoft de permitir o uso do Internet Explorer como único navegador no Windows 8 RT, a versão do sistema para equipamentos baseados em processadores ARM, como os tablets.

Para a companhia, essa atitude representa um "retorno à era das trevas digital, quando usuÁrios e desenvolvedores não tinham opção". Com isso, é claro, a Mozilla se refere à época em que o IE dominava os PCs, antes do lançamento do Firefox em 2004.

O Windows RT terÁ duas interfaces, a clÁssica jÁ conhecida do sistema operacional, e a Metro, similar à que foi introduzida com o Windows Phone. Na clÁssica, a Microsoft impede o uso de qualquer browser que não seja o IE. "Uma vez que o IE pode rodar no Windows sobre processador ARM, não hÁ razão técnica para que outros navegadores não possam fazer o mesmo", argumenta a Mozilla em seu blog oficial.

A empresa ainda afirma que a iniciativa da Microsoft "restringe a escolha do usuÁrio, reduz a competitividade e esfria a inovação". A Mozilla ainda lembra que, embora a plataforma ARM seja utilizada principalmente em smartphones e tablets hoje em dia, futuramente ela também serÁ significativa no segmento dos desktops.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.