DARPA planeja criar e implantar nanochips em soldados americanos

A DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, anunciou que pretende criar e implantar nanochips em soldados para monitorar a saúde dos combatentes enquanto estão em campos de guerra. Através dos chips serÁ possível manter os médicos das forças armadas americana a par da situação dos militares, emitir diagnósticos e uma cura para a possível doença.


Imagem: Fox

Segundo a Agência, a maioria dos deslocamentos médicos realizados são para tratar doenças comuns e não ferimentos. A partir dos chips, além de uma rÁpida detecção da doença, não haverÁ a necessidade do envio de médicos para Áreas de riscos.

O experimento da DARPA reflete para uma tendência mais ampla e os cientistas pensam em aproveitar a tecnologia para melhorar a saúde em todo o Mundo.

Embora pareça uma maneira simples e eficiente de manter os soldados vivos e saudÁveis, uma série de adversÁrios alega que a implantação de chips poderia implicar em um maior controle da população por parte do Estado. Katherine Albercht, co-autora do Spychips, disse que esse é o primeiro passo para o governo inserir chips de rastreamento em todos os habitantes.

A DARPA nega a intenção e diz que o que estÁ oferecendo é uma inovação para reforçar as forças armadas dos EUA e diminuir o número de doenças que podem ser evitadas.

Segundo o Mobiledia, o uso da nanotecnologia estÁ crescendo na medicina e Pesquisadores da Universidade de Stanford estão desenvolvendo pequenos monitores robóticos que podem, também, diagnosticar doenças, monitorar e oferecer medicamentos via corrente sanguínea, semelhante ao projeto pensado pela Agência.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.