Angry Birds gera receita de US$ 100 milhões para a Rovio

O Angry Birds que iniciou em dezembro de 2009 como um jogo de telefonia móvel no qual pÁssaros são arremessados para tirar o sorriso da cara de porquinhos debochados agora é um game de US$ 100 milhões por ano. A Rovio Entertainment, desenvolvedora do jogo, anunciou hoje que sua receita em 2011 foi de 75,4 milhões de Euros, o equivalente a 98,7 milhões de dólares.


CEO da Rovio, Mikael Hed, com dois personagens de pelúcia do game. Foto: AFP/Getty Images

O valor não veio apenas dos 648 milhões de downloads. Cerca de 30% é resultado de merchandising e licenciamento. No ano passado, a Rovio começou a transformar Angry Birds em uma franquia de entretenimento e os personagens foram para filmes, livros, brinquedos e doces.

Em março deste ano a desenvolvedora lançou a quarta edição, o Angry Birds Space, na qual os pÁssaros e os seus arqui-inimigos suínos batalham no espaço. O game se tornou o jogo de dispositivos móveis que mais vezes foi baixado e bateu a marca de 50 milhões de downloads em apenas 35 dias.

Segundo o The Wall Street Journal, a Rovio não forneceu nenhum dado financeiro para compararmos o ano passado com 2010, mas disse que seu efetivo de pessoal cresceu de 28 para 224 no período. Recentemente a empresa anunciou planos em expandir para a Suécia e abrir um estúdio de jogos em Estocolmo.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.