Iranianos criticam Google por não usar a nomenclatura "Golfo Pérsico"

Quem entrar na pÁgina do Google no Facebook irÁ se deparar com vÁrias mensagens de iranianos do tipo "Golfo Pérsico para sempre" ou "Google, quanto dinheiro vocês ganharam dos Árabes para mudar a história". Toda esta polêmica foi criado porque a empresa omite o nome da região do Oriente Médio com ligação ao Golfo de Omã em seu serviço de mapas, o Google Maps.

O nome da região é motivo de discórdia hÁ vÁrios anos. A massa de Água ganhou o nome de Golfo Pérsico por conta da antiga civilização persa, que viveu na região que corresponde ao atual Irã. Este povo é considerado pelos iranianos como uma herança cultural importantíssima ao seu país, levando à revolta quando a referência é omitida, ou em casos como o filme "300", quando é associada uma imagem negativa à civilização persa.


O Golfo não possui nomenclatura, diferente do Golfo de Omã logo ao lado


O conflito começou após o surgimento do movimento conhecido como "nacionalismo Árabe", que traz o ideal de que todos os povos do mundo Árabe partilham dos mesmos valores culturais, e que desta forma constituem uma única nação. Para este movimento, o local deve ser conhecido como Golfo Árabe.

- Continua após a publicidade -

Esta não é primeira vez que o Google precisa lidar com disputas em seu serviço. Um erro quase causou um conflito real entre a NicarÁgua e a Costa Rica, quando o exército nicaraguenses posicionou tropas em território costarriquenho, disputado pelos dois países hÁ séculos. O procedimento azedou a jÁ conturbada relação entre os dois países e, de acordo com o mapa da Google, a região era indicada, erroneamente, como sendo da NicarÁgua, e esta falha foi utilizado por este país para reavivar a disputa pelo local.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.