RIM lança kit de desenvolvimento para o BlackBerry 10

A RIM distribuiu dispositivos de testes com o protótipo BlackBerry 10 para estimular desenvolvedores a criarem aplicações para a nova geração da plataforma, durante a conferência BlackBerry World em Orlando, nos Estados Unidos. Na ocasião, a empresa também disponibilizou a versão beta do kit de desenvolvimento de software nativo e em HTML5.

"Os desenvolvedores trabalhando com a BlackBerry 10 poderão criar aplicativos inovadores que oferecem experiências realmente envolventes e encantam seus clientes, seja através da integração com recursos nativos e outros aplicativos, como o BBM, ou aproveitando dos novos elementos de design dessa inovação em plataforma de computação", disse Alec Saunders, vice-presidente de relações com desenvolvedores e desenvolvimento de ecossistemas.


"Existe muito interesse e expectativa em relação ao lançamento dos dispositivos com a BlackBerry 10, e hoje é uma grande satisfação lançar as ferramentas beta de desenvolvimento para o BlackBerry 10 para uso geral", afirmou Christopher Smith, vice-presidente de plataforma de aplicativos portÁteis e ferramentas da RIM. "Os desenvolvedores podem usar essa versão beta das ferramentas para iniciar a criação de aplicativos para a plataforma BlackBerry 10 e, com a evolução dessas ferramentas nos próximos meses, eles terão acesso a um conjunto extenso de APIs para construir aplicativos ainda mais integrados."

Os aplicativos criados com qualquer ferramenta BlackBerry 10 serão compatíveis tanto com os smartphones baseados no sistema quanto com o tablet PlayBook. Todos os SDKs serão atualizados durante os próximos meses, oferecendo acesso a outros recursos inéditos da BlackBerry 10 para desenvolvedores.

A mais nova versão do sistema móvel da RIM deve ser anunciada em agosto, conforme os últimos rumores. E o primeiro smartphone baseado na plataforma pode chegar em outubro. Uma foto do suposto aparelho chegou a vazar na web no final do ano passado, mostrando um dispositivo todo baseado no controle pelo toque, sem teclado físico.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.