Olhos biônicos serão testados em humanos em 2013

Pesquisadores australianos planejam começar os testes de um olho biônico em humanos a partir do ano que vem. O novo dispositivo estÁ sendo desenvolvido pela Bionic Vision para ajudar os pacientes com doenças oculares genéticas a enxergarem objetos grandes como carros e prédios. O protótipo possui um chip que utiliza 98 eletrodos separados para estimular a retina do paciente e fazer com que a "percepção da visão" aumente.

O conjunto consiste em uma câmera integrada a um par de óculos que captura as imagens e transfere para um dispositivo externo (conectado por um fio) para processamento. Os dados são então enviados para o implante que encaminharÁ para os "centros de visão" do cérebro.


Além do chamado "Dispositivo de ampla visão", a empresa jÁ tem planos para testar em 2014 um outro protótipo que reconhecerÁ letras grandes e, também, o rosto de pessoas.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.