Câmera transforma imagens em palavras

O inventor Matt Richardson desenvolveu a chamada Câmera Descritiva que ao invés de capturar e armazenar a imagem, ou imprimi-la, emite uma descrição dela. Assim que uma fotografia é tirada, a câmera envia o arquivo para o Mechanical Turk da Amazon e um colaborador irÁ analisar a foto e criar uma descrição, que serÁ enviada novamente à câmera para ser impressa. O tempo para concluir todo o processo é de 3 a 6 minutos e cada solicitação custa o equivalente a R$2,35. O dispositivo ainda é um protótipo e foi apresentado este ano na Universidade de Nova Iorque.

Foto: Matt Richardson

A Câmera Descritiva possui três botões LEDs: O amarelo, que indica o processamento do pedido, o verde que informa que o resultado jÁ pode ser impresso e o vermelho que indica algum erro. A webcam USB utilizada é integrada à plataforma Linux BeagleBone que organiza todos os procedimentos necessÁrios para a realização da tarefa.


Foto: Matt Richardson

Caso o usuÁrio não queira pagar pelo serviço, também hÁ a opção de enviar a foto para amigos através de MMS e pedir que eles façam a descrição do que pode ser visto na imagem.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.