Intel vai comprar parte da Cray, fabricante de supercomputadores

Nesta semana, a Intel anunciou que entrou em um estÁgio deifinitivo de negociação com a Cray Inc. para adquirir relacionados a um programa de alta performance em interconexão. Com o acordo, a Intel ganharÁ acesso a um time de primeira linha em tecnologia de interconexão e à propriedade intelectual da Cray.

Os profissionais da Cray são responsÁveis por tecnologias premiadas, como a Gemini interconnect. Eles também estão desenvolvendo uma nova geração de supercomputadores, de codenome "Cascade", que vai rodar com processadores Intel Xeon.


Esses supercomputadores estão sendo desenvolvidos com o financiamento do Ministério da Defesa americano, através da DARPA (Defense Advanced Research Project's Agency), uma agência administrada pelo ministério. A agência ajuda empresas a desenvolver sistemas operacionais de alta produtividade para servirem à segurança nacional e às indústrias. Além da Craig, fazem parte desse projeto a Nivida, o Oak Ridge National Laboratory e algumas universidades americanas.

De acordo com a fabricante, o Cascade serÁ capaz de atingir múltiplos PetaFLOPS/s em suas operações e terÁ uma arquitetura híbrida combinando vÁrias tecnologias de processador diferentes. A aquisição da Intel deve ser finalizada até o meio do ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.