Pesquisa revela que 20% dos Macs estão infectados por malware

Um em cada cinco Macs estÁ infectado por malwares, com ameaças a Windows e ao próprio sistema da Apple, diz pesquisa publicada pela companhia de segurança da web Sophos. Os peritos da empresa analizaram uma amostra de 100 mil computadores Mac rodando seu anti-vírus gratuito e descobriram que 20% das mÁquinas carregavam uma ou mais variações de malware de Windows e 2,7% (um em 36) continham um para Mac OS X. As versões para Windows não apresentam sintomas, a não ser que o usuÁrio também utilize Windows em seu computador, mas ainda podem infectar outras mÁquinas.


Os principais malwares encontrados na pesquisa


O botnet Flashback, que recentemente atingiu mais de 600 mil usuÁrios, e ataques falsos de anti-vírus, que enganam os usuÁrios e os levam a revelar seus dados de cartões de crédito dominam a Área de ameaças a Mac. "Alguns usuÁrios podem ficar tranquilos em saber que a probabilidade de ser infectado com um vírus, spyware e trojan para Windows em seus Macs é sete vezes maior do que por um malware específico para OS X, mas estes para Mac são surpreendentemente comuns de serem encontrados", declara Graham Cluley, consultor de tecnologia sênior da Sophos. "Os usuÁrios de Mac precisam acordar para o crescente problema com malwares."

Assuntos
Tags
  • Redator: César Massaki Teshima Soto

    César Massaki Teshima Soto

    Graduando de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, ganhou um Mega Drive aos 5 anos, mas nunca conseguiu fazer final em Sonic 2. Navegava pelas salas de bate papo nos tempos da internet discada e até hoje procura o disquete perdido com seu jogo salvo do América-MG no Elifoot 98.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.