Intel anuncia oficialmente a geração Ivy Bridge

A Intel lançou hoje, oficialmente, a terceira geração de processadores da família Core, os Ivy Bridge, que são caracterizados como os primeiros microprocessadores do mundo fabricados no processo de 22nm. Os novos chips quad-core possuem a tecnologia de transistores tridimensionais e vídeo integrado HD 4000. A fabricante promete que os Ivy Bridge irão dobrar a capacidade grÁfica em 3D e a performance de processamento de mídia em alta definição. Entre os modelos lançados hoje estão o i7-3770K, que logo terÁ anÁlise publicada aqui no site, o i5-3570, i5-3570K, i5-3550, i5-3470 e i5-3330, todos para desktop. Para os notebooks, estão os modelos i7-3615QM, i7-3612QM e i7-3610QM.

Os novos chips possuem um design melhorado dos processadores Sandy Bridge, que reúne quatro núcleos de 86-64x, com um conjunto expansivo de instruções que inclui aceleração AVX e AES-NI, a segunda geração da tecnologia Turbo Boost que ajusta as velocidades de clock do processador mais rapidamente, resultando em maior eficiência energética, e o novo núcleo de grÁfico integrado que suporta DirectX 11.

Cada um dos quatro núcleos do chip é auxiliado por 256 KB de cache dedicado L2 e hÁ 8 MB de cache L3 compartilhado, porém, a quantidade deste cache habilitado varia de acordo com o modelo. Os Ivy Bridge possuem controlador de memória DDR3 dual-channel e PCI-Express 3.0 que tem 16 faixas para os grÁficos que podem ser organizados em 16x, 8x/8x e 8x/4x/4x, dependendo do chipset da placa-mãe. Os processadores vêm com suporte nativo aos chipsets série 7 da Intel, os Panther Point. Os chipsets da geração anterior também são suportados, porém, é necessÁrio que as placas-mãe tenham firmware ME8L. A conversa entre o chip e o chipset é feita através de uma ligação DMI 20 Gb/s. (Em breve também publicaremos a anÁlise de três placas-mãe com chipset Z77.)

O Vice-Presidente da Intel Kirk Skaugen disse à BBC que eles estão "entregando um processador com performance 20% superior e que utiliza 20% menos energia".

Os preços variam conforme o mercado. Mas para ter uma ideia, o i7-3770K serÁ vendido por cerca de US$ 330,00 e o i5-3570 por US$230,00.

- Continua após a publicidade -

O site Engadget divulgou slides oficiais da Intel a respeito dos chipsets e comparando benchmarks dos chips da geração lançada hoje com os processadores da geração passada. O resultado você confere nas imagens abaixo.








Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.