Índice do Artigo

Notícias

Pesquisadores criam chip para fabricação de smartphones com "raio-x"

Você jÁ deve ter visto por aí alguma publicidade online anunciando um aplicativo de raio-X para smartphones. Aquilo é, obviamente, uma brincadeira não-efetiva. Mas pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram um jeito de transformar a ideia em realidade.

Eles criaram um chip que permite aos aparelhos enxergarem através das paredes. Para isso, não usaram o raio-X propriamente dito, mas sim uma tecnologia de semicondutores complementares de metal-óxido, ou CMOS na sigla em inglês. Eles são capaz de detectar ondas de frequência eletromagnética na faixa dos terahertz.

“O CMOS é barato e pode ser usado para fazer muitos chips”, afirma Kenneth O, professor de engenharia elétrica da universidade. “A combinação do CMOS com os terahertz significa que você poderia colocar esse chip e um receptor na traseira de um celular, transformando-o em um dispositivo capaz de ver através dos objetos, e que cabe no seu bolso.”

Conforme o The Inquirer, a tecnologia faz com que o smartphone consiga enxergar através de vÁrios materiais, inclusive muros e madeira. Entre as aplicações possíveis, estão a detecção de tumores em pacientes e até mesmo de dinheiro falso.

Quanto a possíveis problemas com invasão de privacidade, isso não deve ser um problema. Os estudiosos garantem que o alcance mÁximo do chip é de apenas dez centímetros. E, por enquanto, ainda não hÁ previsão de quando a tecnologia estarÁ acessível para uso comercial.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções