AMD pode abandonar suporte a Radeons 4000 e anteriores no Catalyst 12.7

A AMD pode estar prestes a remover o suporte para placas Radeon anteriores à geração Evergreen na próxima versão do driver Catalyst. Conforme o site Phoronix, a informação ainda não é oficial, mas jÁ foi confirmada por vÁrias fontes.

Com isso, as placas das séries Radeon HD 2000/3000/4000 deixariam de ser suportadas pelo driver, como indica o TechPowerUp. Inicialmente, o impacto seria nos usuÁrios de Linux, que terão como única alternativa os drivers opensource. Conforme o Phoronix, provavelmente o mesmo ocorrerÁ na versão para Windows que, pelo menos, possui APIs estÁveis fornecidas pela Microsoft.

O problema é que ainda existem placas dessas gerações sendo vendidas. Alguns sites de comércio online continuam disopnibilizando modelos da Radeon HD 4000, HD 3000 e até da HD 2000. A última vez que a AMD removeu suporte a determinados hardwares do Catalyst foi em 2009, quando deixou de atualizar as R300 e R500.

Vale destacar que o principal motivo para se remover o suporte a modelos antigos estÁ no tamanho dos arquivos, que hoje beira 200Mb.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.