Brasil será o primeiro país a ter um smartphone com o sistema da Mozilla

A Mozilla e a Telefônica anunciaram que o Brasil serÁ o primeiro país a receber o um aparelho com o sistema Boot to Gecko (B2G), SO baseado em HTML5. Durante um coletiva na tarde desta quinta-feira (19/04), o CEO da Mozilla, Gary Kovacs, afirmou que o primeiro aparelho deve chegar ao mercado entre o final deste ano e início do ano que vem.


O foco do B2G é criar um sistema operacional que ligue os recuros do hardware diretamente ao HTML5, criando um SO leve e capaz de rodar mesmo em dispositivos com baixa capacidade de processamento, como os featurephones. Durante a Mobile World Congress, o sistema foi apresentado e jÁ havia uma série de protótipos sendo exibidos.

Entre os ideias defendidos por Kovacs estÁ o conceito de "web livre". Segundo o CEO da Mozilla, hoje o mercado de smartphones estÁ preso a modelos fechados de desenvolvimento de apps, marcado por lojas de aplicativos proprietÁrias. O caminho para reverter este quadro é utilizar uma linguagem padrão e aberta, caso do HTML5, como a base de todas as aplicações e até mesmo a interface do sistema.

Segundo Pablo Larrieux, diretor de inovação da Telefônica Vivo, os primeiros aparelhos com o B2G devem ser vendidos por preços próximos aos cobrados hojes no featurephones (modelos mais simples). Para os mais ansiosos (e corajosos) jÁ existem tutoriais mostrando como instalar o B2G em smartphones Samsung Galaxy S II.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.