Apple trabalha em programa para combater o malware "Flashback"

Depois da contaminação de mais de 600 mil computadores Mac no mundo inteiro por um malware chamado "Flashback", a Apple criou uma pÁgina de esclarecimento sobre o programa malicioso e anunciou que estÁ desenvolvendo um novo software que vai detectÁ-lo e removê-lo. Não foi informada nenhuma estimativa de data para a chegada deste software.

O Flashback explora uma falha do Java para Macs, corrigida pela Oracle hÁ dois meses, mas que só foi atualizada pela Apple na semana passada. Uma variação do malware também circulou em setembro, disfarçando-se de programa de instalação do Adobe FlashPlayer. Só no Brasil, o Flashback atingiu mais de 2 mil Macs, de acordo com a empresa de segurança Kaspersky. A mesma Kaspersky disponibilizou online uma ferramenta grÁtis para remover o programa.

A Apple fez dois updates do Java, para o OS X v10.7 e o Mac OS X v10.6, para corrigir a falha que permitiu aos usuÁrios de Mac contrair o Flashback sem sequer clicar em links duvidosos. Estas atualizações vão apenas prevenir os computadores que não foram infectados. Não é a primeira vez que Macs são atacados por malwares e, com sua participação no mercado crescendo cada vez mais, é provÁvel que não seja a última.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.