NVIDIA Tegra 4 chegará em 2013 em 4 versões?

Com a rÁpida e consistente expansão do segmento móvel/portÁtil, não é por acaso que a NVIDIA vem cada vez mais se dedicando à linha de chips SoC Tegra. Prova é tanta que é possível perceber em seu mapa de lançamentos, a chegada de uma nova geração de processadores a cada ano, prometendo um imenso incremento de desempenho sobre a geração vigente.

Apesar da previsão apontar que o chip Wayne chegaria em 2012, especulações agora sugerem que o Tegra 4 chegarÁ agora somente em meados de 2013. O atraso no cronograma seria em virtude de ajustes na arquitetura em virtude da utilização dos modems wireless 3G/4G da Icera em pelo menos uma de suas versões, chamada de Grey. Assim, enquanto que as versões sem o modem estariam previstas agora para o início do próximo ano, o Grey só seria lançado no terceiro trimestre de 2013.

Embora rumores anteriores tenham previsto um total de 3 versões (sendo dois com 8 núcleos e um quad core) para o Tegra 4, informações extra oficiais que circulam hoje pela web sugerem agora que o chip Wayne terÁ pelo menos 4 variantes, todos utilizando a arquitetura quad core "4-PLUS-1" (com um quinto núcleo auxiliar) baseados no núcleo de processamento Cortex-A15 MPCore/Cortex-A9 MPCore da ARM, além de uma GPU possivelmente derivada da geração Kepler (GeForce série 600).

Ainda no campo das especulações, o primeiro chip a chegar (primeiro trimestre) seria o T40, com freqüência de operação em 1.8Ghz, sendo voltado para tablets/notebooks de alto desempenho de até 10 polegadas.


- Continua após a publicidade -

No terceiro trimestre chegariam o T43, AP40 e SP3X, sendo o primeiro para dispositivos de alto desempenho, e os demais para equipamentos de entrada/intermediÁrios. Enquanto que os dois primeiros seriam voltados para telas de 10 polegadas, o último utilizaria tela de até 7 polegadas.


O T43 serÁ o Tegra 4 mais poderoso de sua geração, com clock em 2.0Ghz, enquanto que o AP40 terÁ variantes entre 1.2-1.8Ghz, e finalmente o SP3X entre 1.2-2.0Ghz, sendo que este utilizaria núcleo de processamento Cortex-A9 MPCore da ARM, enquanto que todos os demais usariam o Cortex-A15 MPCore. Em compensação, o SP3X utilizaria o modem Icera LTE100, suportando as conexões 4G LTE e HSPA+ de 42Mbps. Em outras palavras, trata-se do aguardado Grey da NVIDIA.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.