ESET detecta novo golpe voltado a usuários do Facebook

Ao divulgar um balanço das principais ameaças à segurança da informação detectadas no último mês de março, os especialistas dos laboratórios da ESET citaram o surgimento de um adware – programa que exibe propagandas e anúncios na tela do computador, sem autorização – voltado a usuÁrios do Facebook. O golpe utiliza como chamariz um recurso para trocar a cor de fundo da pÁgina da rede social, de azul para rosa.

Sob o pretexto de realizar a troca de cor, o adware direciona o usuÁrio do Facebook para um site infectado com um código malicioso, detectado pelo ESET NOD32 Antivirus como uma variante do HTML/SrcInject.B.Gen.


Uma vez no site, a vítima é estimulada a realizar uma verificação de suas informações, por meio do preenchimento de um formulÁrio de adesão a um serviço de envio de SMS (mensagem curta de texto para celular). Após colocar seus dados, o usuÁrio é direcionado a realizar o download de uma ferramenta que permite gerenciar o perfil no Facebook mas que, na realidade, é um adware que se instala na mÁquina da vítima.

De acordo com o relatório divulgado pela ESET, para que as pessoas não sejam vítimas desse tipo de golpe, é fundamental que sejam cuidadosos ao acessarem links, em especial, aqueles que oferecem novos recursos para o Facebook.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.