Empresa cria algoritmo que descobre a idade da pessoa através de fotos

A Face.com, que desenvolve sistemas de reconhecimento facial, aprimorou seu algoritmo com uma nova API capaz de detectar a idade das pessoas em uma fotografia. Para tanto, ele analisa múltiplos pontos no rosto e detecta suas formas para exibir qual a idade provÁvel.

O formato mais suave e arredondado do rosto, por exemplo, indica traços mais jovens, enquanto as linhas mais alongadas sugerem uma idade mais avançada. A tecnologia ainda não estÁ 100% precisa, e mostra uma "faixa etÁria" possível para a pessoa, com a porcentagem de acerto.

Além da idade, a API detecta outros elementos, como a presença ou não de óculos, o sexo e até tenta adivinhar qual o humor da pessoa no momento.

A API estÁ disponível para desenvolvedores que querem integrar recursos de reconhecimento facial em seus aplicativos e também pode ser testada por qualquer um neste endereço. Prefira fotos não muito grandes e de boa qualidade para obter resultados mais confiÁveis.

A ideia por trÁs da tecnologia não é, necessariamente, denunciar aquela sua conhecida fã de aplicações de botox, mas pode ajudar a desenvolver sistemas para pegar no flagra menores de idade tentando adquirir bebidas alcoólicas ou cigarros. Conforme o Slashgear, outra ideia é usar a tecnologia para evitar que menores entrem em sessões de cinema não apropriadas para a idade.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.