Conheça os detalhes técnicos das novas tecnologias da Intel, Smart Connect e Rapid Start

Com o lançamento da sua nova série de chipsets - especificamente o Z77 e o H77, a Intel vai introduzir ao mercado duas novas tecnologias além do jÁ conhecido Smart Response, ferramenta de armazenamento de dados em cache desenhada para melhorar o desempenho do sistema, também chamada de Rapid Storage Technology (RST).  Os lançamentos da Intel ficarão conhecidos como Rapid Start e Smart Connect. Suas especificações foram detalhadas à imprensa como uma cortesia em manuais da ASUS, que estÁ baseando suas próximas placas-mãe nessa nova série de chipsets.


Assim como em outras edições, o espaço mínimo de SSD exigido pelo Smart Response é de 20GB. Até aqui, não hÁ nenhuma mudança desde o Z68. No entanto, além desse espaço de 20GB necessÁrio para o Smart Response, o Rapid Start vai consumir no SSD o equivalente à quantidade RAM instalada no sistema. A ASUS estÁ listando valores de 2, 4 e 8GB, mas presumimos que se o seu sistema tem 16GB de RAM, você precisarÁ do mesmo espaço disponível em SSD.

O que faz do Rapid Start algo um tanto mais frustrante de usar é que ele precisa de uma parte separada da partição usada pelo Smart Response. Isso quer dizer que, se você quiser utilizar as duas tecnologias, precisaria dividir o SSD em partições menores. Não temos certeza se esta divisão serÁ feita automaticamente ou não. A ASUS também avisa que sistemas Windows de 32 bits com mais de 4GB de RAM podem ter problemas com o Rapid Start.

- Continua após a publicidade -

Quanto ao Smart Connect, ele não usa nenhum espaço a mais, contentando-se em dividir a mesma partição do Smart Response. É mais provÁvel que o Smart Connect seja encontrado em notebooks, uma vez que a tecnologia precisa de um cartão Intel WiFi ou NIC (Network Interface Card), até onde sabemos. Ele permite que um computador em hibernação faça updates assim que religado, atualize seus e-mails e até recarregue rapidamente sites e outros programas conectados à internet. SerÁ interessante ver como essas tecnologias se saem na prÁtica. Algo nos diz que a Intel fez um certo esforço para garantir que isso funcione da forma mais simples possível.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.