NVIDIA Tegra 4 pode ser baseado na arquitetura Kepler

EstÁ circulando um rumor pelos principais portais internacionais de tecnologia informando que a próxima geração de chips para dispositivos ultra portÁteis da NVIDIA, mais conhecido pelo nome Tegra 4 (T40), deverÁ ser baseado na macro arquitetura  Kepler. Ao menos no que se refere à GPU, uma vez a CPU ficarÁ muito provavelmente a cargo do moderno Cortex-A15 MPCore da ARM.

Para quem não sabe, até o Tegra 3, a NVIDIA vinha utilizando uma GPU baseada na geração NV4x (GeForces das séries 6000 e 7000, bem como do RSX utilizado no PlayStation 3). Assim, não era de se surpreender a grande concorrência sofrida pelas concorrentes, como, por exemplo, o A5X da Apple.

Com o T40, a NVIDIA utilizarÁ um chip grÁfico baseado na arquitetura Kepler (GeForce série 600), compatível com o recurso de computação geral (GPGPU).

Segundo rumores divulgados no meio do ano passado, o Tegra 4 seria dividido em 2 modelos, com um total de 3 variantes. A primeira teria CPU quad core e GeForce com 24 CUDA Cores, sendo voltado especialmente para smartphones.

JÁ a segunda versão serÁ ainda mais poderosa, com um total de 8 núcleos de processamento geral (octo core) e GPU com 32 CUDA Cores, tendo como foco prioritÁrio tablets e netbooks. Por fim, a terceira variante possui CPU octo core e GeForce com 64 CUDA Cores.

- Continua após a publicidade -

Com o Tegra 4, a NVIDIA deverÁ ficar a anos-luz da Mali-T600 Série e PowerVR SGX54x, tidas como as principais concorrentes do futuro chip da NVIDIA.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.