Índice do Artigo

Notícias

NVIDIA Tegra 4 pode ser baseado na arquitetura Kepler

EstÁ circulando um rumor pelos principais portais internacionais de tecnologia informando que a próxima geração de chips para dispositivos ultra portÁteis da NVIDIA, mais conhecido pelo nome Tegra 4 (T40), deverÁ ser baseado na macro arquitetura  Kepler. Ao menos no que se refere à GPU, uma vez a CPU ficarÁ muito provavelmente a cargo do moderno Cortex-A15 MPCore da ARM.

Para quem não sabe, até o Tegra 3, a NVIDIA vinha utilizando uma GPU baseada na geração NV4x (GeForces das séries 6000 e 7000, bem como do RSX utilizado no PlayStation 3). Assim, não era de se surpreender a grande concorrência sofrida pelas concorrentes, como, por exemplo, o A5X da Apple.

Com o T40, a NVIDIA utilizarÁ um chip grÁfico baseado na arquitetura Kepler (GeForce série 600), compatível com o recurso de computação geral (GPGPU).

Segundo rumores divulgados no meio do ano passado, o Tegra 4 seria dividido em 2 modelos, com um total de 3 variantes. A primeira teria CPU quad core e GeForce com 24 CUDA Cores, sendo voltado especialmente para smartphones.

JÁ a segunda versão serÁ ainda mais poderosa, com um total de 8 núcleos de processamento geral (octo core) e GPU com 32 CUDA Cores, tendo como foco prioritÁrio tablets e netbooks. Por fim, a terceira variante possui CPU octo core e GeForce com 64 CUDA Cores.

Com o Tegra 4, a NVIDIA deverÁ ficar a anos-luz da Mali-T600 Série e PowerVR SGX54x, tidas como as principais concorrentes do futuro chip da NVIDIA.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções