Cibercriminosos vendem pacotes de "curtir" no Facebook

Os especialistas em aplicar golpes virtuais aproveitam a crescente popularidade do Facebook no Brasil para aplicar novos golpes na rede e, é claro, até lucrar um bocado com isso. Através de pÁginas com promessas falsas, como "mude a cor do seu perfil", "descubra quem visitou seu perfil" e "aprenda a tirar o vírus do seu Face", os cibercriminosos distribuem extensões maliciosas para o Chrome e o Firefox e tomam o controle da conta da vítima, usando-a, inclusive, para "curtir" certos conteúdos.

Através do site publicidadeonline.com, as pessoas por trÁs do golpe começaram a vender pacotes de "curtir", como descobriu a Kaspersky. Os possíveis clientes poderiam ser empresas interessadas em promover seus perfis na rede social, ganhando vÁrios fãs e, consequentemente, maior visibilidade.


O pacote mais simples, que dava direito a mil "curtidas", custava R$ 50, e o mais caro era vendido a R$ 3.990,00 e dava direito a 100 mil. Para atingir essa meta, os criminosos usavam os perfis de quem caiu nas promessas e instalou as extensões falsas.

Um caso particular chamou a atenção da Kaspersky. Trata-se do golpe do "aprenda a tirar o vírus do seu Face". Isso porque a sua extensão maliciosa estava hospedada na loja oficial do Chrome, a Chrome Web Store. Ela se apresentava com o nome de "Adobe Flash Player" e, no momento em que foi encontrada pela companhia de segurança, contava com 923 usuÁrios infectados.


Depois de instalada, a extensão maliciosa pode controlar totalmente o perfil da vítima no Facebook e passa a "curtir" algumas pÁginas e também enviar mensagens automÁticas para os seus contatos, convidando as pessoas a instalarem a extensão maliciosa.

- Continua após a publicidade -


As extensões foram reportadas ao Google pela Kaspersky Lab e jÁ foram removidas da loja oficial do Chrome. Porém, os criminosos por trÁs do golpe continuam enviando novas extensões maliciosas, "num jogo de gato e rato", conforme a empresa. No momento, o site que vendia os pacotes de "curtir" também estÁ fora do ar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.