Futuro substituto do USB, Thunderbolt, se tornará padrão a partir de 2013

A Intel anunciou que, a partir do ano que vem, as conexões do tipo Thunderbolt devem se tornar padrão em placas-mães série 7 compatíveis com o socket LGA1155.

Aparelhos com o novo sistema de conexão jÁ podem ser encontrados no mercado hoje, porém, somente a partir do ano que vem, esta mudança serÁ "oficializada", tornando o novo tipo de conexão - desenvolvido em parceria da Intel com a Apple - como a principal entrada de fonte de energia para dispositivos e gadgets. Gigantes do ramo como Asus, Gigabyte e Lenovo, além de outras fabricantes de motherboards, são apontadas como companhias que jÁ confirmaram a adesão ao novo padrão.

Além disso, a Intel anunciou que, até o fim do ano, farÁ uma mudança na especificação do novo sistema, transformando o método de condução dos dados, do atual fio de cobre para fibra ópticas ou fotônicas.

A vantagem do Thunderbolt baseado em fibra óptica seria poder usar cabos maiores que 6 metros - uma reconhecida limitação de cabos conduzidos por cobre - além de poder impulsionar a velocidade de transmissão de dados a acima de 10 Gbps bidirecional, o que consolida um grande incentivo para a indústria para facilitar essa transição.

Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.