Índice do Artigo

Notícias

Nova botnet atinge smartphones, roteadores, câmeras de segurança e terminais Linux

A ESET alerta para uma nova ameaça que afeta smartphones, tablets, câmeras de vigilância IP, roteadores, sistemas de voz sobre IP e terminais baseados em Linux. Trata-se do Aidra, uma variante do Linux/Hydra.B, um código malicioso que invade o sistema após realizar ataques de força-bruta tentando encontrar a senha correta.

“Apesar de não estar clara ainda a motivação para a criação do Aidra, o que se sabe é que ele pode ser utilizado pelos cibercriminosos para realizar grandes ataques virtuais”, explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil. Até agora, a companhia identificou mais de 11 mil equipamentos infectados pelo malware.

 

O Aidra tenta, de modo sucessivo, vÁrias combinações-chaves até encontrar uma forma de acessar os equipamentos. Assim que consegue invadir o aparelho, infecta o sistema operacional e transforma o terminal em um dispositivo zumbi, parte integrante de uma botnet, que pode ser controlado por um cibercriminoso.

A melhor forma de evitar uma infecção pelo Aidra, segundo a ESET, é evitar o uso de senhas facilmente identificÁveis ou que sejam fornecidas pelo fabricante. Di Jorge ressalta que os usuÁrios precisam também redobrar o cuidado na hora de acessar conteúdos suspeitos na Internet. “Além disso, os internautas precisam ter um bom antivírus e mantê-lo atualizado, se quiserem evitar esse tipo de ataque”, acrescenta.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções