
Yahoo! processa o Facebook
O Yahoo! entrou com um processo massivo contra o Facebook alegando violação de vÁrias de suas patentes, especialmente relacionadas à propaganda e privacidade. "Todo o modelo do Facebook, que permite aos usuÁrios criarem perfis para se conectarem a outras pessoas e empresas, é baseado em tecnologias patenteadas de redes sociais do Yahoo!", diz o documento.
Isso inclui, conforme o Yahoo!, o feed de notícias do Facebook, os métodos de exibição de publicidade e configurações de privacidade. A empresa afirma que a rede de Mark Zuckerberg tem "parasitado" a propriedade intelectual do Yahoo! e que apenas o pagamento de royalties não serÁ o suficiente.
Com o processo, o Yahoo! quer intimidar o Facebook para impedi-lo de continuar atuando com os métodos atuais. A medida vem em um período crítico para a rede social, que decidiu abrir seu capital e tem estreia prevista na bolsa de valores de Nova York para maio. A expectativa do mercado é que o IPO, ou seja, a oferta inicial de ações, seja de US$5 bilhões, superando o de quase US$ 2 bilhões do Google, feito em agosto de 2004.
O Facebook lamenta a atitude. "Estamos desapontados com o Yahoo!, um parceiro de longo tempo e uma empresa que se beneficiou substancialmente de sua associação com o Facebook", afirmou a rede. "Novamente, tivemos conhecimento da decisão do Yahoo! ao mesmo tempo que a imprensa. Vamos nos defender vigorosamente contra essa iniciativa."
Em um remake, você quer: