Yahoo! processa o Facebook

O Yahoo! entrou com um processo massivo contra o Facebook alegando violação de vÁrias de suas patentes, especialmente relacionadas à propaganda e privacidade. "Todo o modelo do Facebook, que permite aos usuÁrios criarem perfis para se conectarem a outras pessoas e empresas, é baseado em tecnologias patenteadas de redes sociais do Yahoo!", diz o documento.

Isso inclui, conforme o Yahoo!, o feed de notícias do Facebook, os métodos de exibição de publicidade e configurações de privacidade. A empresa afirma que a rede de Mark Zuckerberg tem "parasitado" a propriedade intelectual do Yahoo! e que apenas o pagamento de royalties não serÁ o suficiente.

Com o processo, o Yahoo! quer intimidar o Facebook para impedi-lo de continuar atuando com os métodos atuais. A medida vem em um período crítico para a rede social, que decidiu abrir seu capital e tem estreia prevista na bolsa de valores de Nova York para maio. A expectativa do mercado é que o IPO, ou seja, a oferta inicial de ações, seja de US$5 bilhões, superando o de quase US$ 2 bilhões do Google, feito em agosto de 2004.

O Facebook lamenta a atitude. "Estamos desapontados com o Yahoo!, um parceiro de longo tempo e uma empresa que se beneficiou substancialmente de sua associação com o Facebook", afirmou a rede. "Novamente, tivemos conhecimento da decisão do Yahoo! ao mesmo tempo que a imprensa. Vamos nos defender vigorosamente contra essa iniciativa."

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.