Nvidia entra para a Linux Foundation

A Nvidia agora faz parte da Linux Foundation juntamente com as outras grandes empresas do segmento, a AMD e a Intel. Com a adesão, a fabricante de placas e chips passarÁ a desenvolver drivers para seus produtos que sejam compatíveis com o sistema operacional livre para PCs.

A entrada da Nvidia na Linux Foundation traz aos consumidores a chance de poder contar com drivers criados pela própria empresa e extinguir os atuais criados em processo de engenharia reversa. Dessa maneira, o usuÁrio poderÁ explorar todas as capacidades do produto e podemos ter muitas novidades envolvendo o sistema operacional free, até mesmo, de repente, em tablets e outros dispositivos móveis, e jogos em 3D.

Segundo o Tech Tudo, essa adesão da Nvidia pode estar relacionada com a necessidade de desenvolver ferramentas para os supercomputadores que deverão conter as novas placas da geração Kepler. Esses computadores, normalmente, adotam variações Linux para funcionar.

Por enquanto, segundo o Jornal do Empreendedor, a Nvidia não deu indicação alguma de que a política de manutenção de drivers irÁ mudar. Atualmente a empresa oferece apenas um driver proprietÁrio para suas placas grÁficas e não contribui com o Nouveau, o driver de código aberto construído com a engenharia reversa citado acima. Por padrão, o Nouveau é instalado na maioria das distribuições Linux.

- Continua após a publicidade -

Porém, para suportar os chips Tegra, a Nvidia estÁ desenvolvendo mudanças no Kernel Linux sob licença GPLv2. Entretanto, os drivers grÁficos para os processadores continuam sendo desenvolvidos exclusivamente pela empresa.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.