Nvidia entra para a Linux Foundation

A Nvidia agora faz parte da Linux Foundation juntamente com as outras grandes empresas do segmento, a AMD e a Intel. Com a adesão, a fabricante de placas e chips passarÁ a desenvolver drivers para seus produtos que sejam compatíveis com o sistema operacional livre para PCs.

A entrada da Nvidia na Linux Foundation traz aos consumidores a chance de poder contar com drivers criados pela própria empresa e extinguir os atuais criados em processo de engenharia reversa. Dessa maneira, o usuÁrio poderÁ explorar todas as capacidades do produto e podemos ter muitas novidades envolvendo o sistema operacional free, até mesmo, de repente, em tablets e outros dispositivos móveis, e jogos em 3D.

Segundo o Tech Tudo, essa adesão da Nvidia pode estar relacionada com a necessidade de desenvolver ferramentas para os supercomputadores que deverão conter as novas placas da geração Kepler. Esses computadores, normalmente, adotam variações Linux para funcionar.

Por enquanto, segundo o Jornal do Empreendedor, a Nvidia não deu indicação alguma de que a política de manutenção de drivers irÁ mudar. Atualmente a empresa oferece apenas um driver proprietÁrio para suas placas grÁficas e não contribui com o Nouveau, o driver de código aberto construído com a engenharia reversa citado acima. Por padrão, o Nouveau é instalado na maioria das distribuições Linux.

- Continua após a publicidade -

Porém, para suportar os chips Tegra, a Nvidia estÁ desenvolvendo mudanças no Kernel Linux sob licença GPLv2. Entretanto, os drivers grÁficos para os processadores continuam sendo desenvolvidos exclusivamente pela empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.