
Nvidia entra para a Linux Foundation
A Nvidia agora faz parte da Linux Foundation juntamente com as outras grandes empresas do segmento, a AMD e a Intel. Com a adesão, a fabricante de placas e chips passarÁ a desenvolver drivers para seus produtos que sejam compatíveis com o sistema operacional livre para PCs.
A entrada da Nvidia na Linux Foundation traz aos consumidores a chance de poder contar com drivers criados pela própria empresa e extinguir os atuais criados em processo de engenharia reversa. Dessa maneira, o usuÁrio poderÁ explorar todas as capacidades do produto e podemos ter muitas novidades envolvendo o sistema operacional free, até mesmo, de repente, em tablets e outros dispositivos móveis, e jogos em 3D.
Segundo o Tech Tudo, essa adesão da Nvidia pode estar relacionada com a necessidade de desenvolver ferramentas para os supercomputadores que deverão conter as novas placas da geração Kepler. Esses computadores, normalmente, adotam variações Linux para funcionar.
Por enquanto, segundo o Jornal do Empreendedor, a Nvidia não deu indicação alguma de que a política de manutenção de drivers irÁ mudar. Atualmente a empresa oferece apenas um driver proprietÁrio para suas placas grÁficas e não contribui com o Nouveau, o driver de código aberto construído com a engenharia reversa citado acima. Por padrão, o Nouveau é instalado na maioria das distribuições Linux.
Porém, para suportar os chips Tegra, a Nvidia estÁ desenvolvendo mudanças no Kernel Linux sob licença GPLv2. Entretanto, os drivers grÁficos para os processadores continuam sendo desenvolvidos exclusivamente pela empresa.
Qual os planos para hardware esse ano?