Internet alcança mais de 225 milhões de nomes de domínios

Quase seis milhões de nomes de domínios foram adicionados à Internet no quarto trimestre de 2011, elevando o número total de nomes de domínios registrados para mais de 225 milhões entre todos os tipos de domínios no mundo inteiro, de acordo com o mais recente Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet, publicado pela VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN), a fornecedora de serviços de infraestrutura de Internet para o mundo conectado.
O aumento de 5,9 milhões de nomes de domínios representa uma taxa de crescimento de 2,7% sobre o terceiro trimestre de 2011, e marca o quarto trimestre consecutivo com um crescimento superior a 2%. Os registros aumentaram mais de 20,4 milhões, ou 10% desde o quarto trimestre de 2010.
Os Domínios de Primeiro Nível (TLDs)  .com e .net  tiveram um crescimento agregado no quarto trimestre, alcançando um total conjunto de 113,8 milhões de nomes. Isso representa um aumento aproximado de 2% da base sobre o terceiro trimestre de 2011 e um aumento de 8% sobre o mesmo trimestre em 2010. Novos registros de .com e .net alcançaram um total de 7,9 milhões durante o trimestre. Isto representa um aumento ano a ano de novos registros de  4%. A taxa de renovação de .com e .net no quarto trimestre foi de 73,5%, mais alta que a taxa de 73,3% do terceiro trimestre.

A média de consultas diÁrias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) da Verisign no trimestre foi de 64 bilhões, com um pico de 117 bilhões. Comparado com o trimestre anterior, a média diÁria aumentou 8% e o valor de pico cresceu 51%.

Sequestros de nomes de domínios - Uma ameaça séria, porém administrÁvel

A mais recente edição do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet aborda os "sequestros de nomes de domínios", nos quais os criminosos transferem os nomes de domínios através de roubo de senha ou engenharia social. De acordo com experts em segurança, o sequestro de um nome de domínio ocorre quando um atacante falsifica os dados de registro de um nome de domínio, transfere o nome do seu registrante original e obtém total controle administrativo e operacional do domínio.
O dossiê analisa como os atacantes usam diversas técnicas para sequestrar os nomes de domínios, desde spyware e gravadores de digitação, até a "engenharia social", com as quais os golpistas se passam pelos registrantes, distribuidores autorizados ou outras entidades da cadeia de confiança para obter acesso a senhas e informações pessoais.
Independente da técnica usada, o resultado para os registrantes normalmente é grave. Após assumir o controle total de um nome de domínio, o atacante estÁ livre para usÁ-lo em qualquer atividade nefasta, desde a criação de Web sites fraudulentos, hospedagem de conteúdo ilegal e perigoso, até a extorsão do proprietÁrio original.
Embora o perigo de sequestro do nome de domínio seja significativo, é uma ameaça que pode ser consideravelmente reduzida com planejamento adequado e técnicas de mitigação, como:
·         A avaliação das ofertas de soluções de segurança de um distribuidor autorizado – e a utilização de suas ferramentas –podem ajudar e muito a reduzir o risco de sequestro;

·         Emprego das melhores prÁticas de uso de senha para os registros de nomes de domínios;

·         Identificar se um operador de registro estÁ usando a autenticação de dois fatores para proteger os registrantes; e

·         Utilização de serviços como Registry Lock da Verisign (Bloqueio de Registro) que viabiliza aos registrantes estabelecer as condições nas quais a informação do seu registro pode ou não ser alterada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.