
Internet alcança mais de 225 milhões de nomes de domínios
O aumento de 5,9 milhões de nomes de domínios representa uma taxa de crescimento de 2,7% sobre o terceiro trimestre de 2011, e marca o quarto trimestre consecutivo com um crescimento superior a 2%. Os registros aumentaram mais de 20,4 milhões, ou 10% desde o quarto trimestre de 2010.
Os Domínios de Primeiro Nível (TLDs) .com e .net tiveram um crescimento agregado no quarto trimestre, alcançando um total conjunto de 113,8 milhões de nomes. Isso representa um aumento aproximado de 2% da base sobre o terceiro trimestre de 2011 e um aumento de 8% sobre o mesmo trimestre em 2010. Novos registros de .com e .net alcançaram um total de 7,9 milhões durante o trimestre. Isto representa um aumento ano a ano de novos registros de 4%. A taxa de renovação de .com e .net no quarto trimestre foi de 73,5%, mais alta que a taxa de 73,3% do terceiro trimestre.
A média de consultas diÁrias ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) da Verisign no trimestre foi de 64 bilhões, com um pico de 117 bilhões. Comparado com o trimestre anterior, a média diÁria aumentou 8% e o valor de pico cresceu 51%.
Sequestros de nomes de domínios - Uma ameaça séria, porém administrÁvel
A mais recente edição do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet aborda os "sequestros de nomes de domínios", nos quais os criminosos transferem os nomes de domínios através de roubo de senha ou engenharia social. De acordo com experts em segurança, o sequestro de um nome de domínio ocorre quando um atacante falsifica os dados de registro de um nome de domínio, transfere o nome do seu registrante original e obtém total controle administrativo e operacional do domínio.
O dossiê analisa como os atacantes usam diversas técnicas para sequestrar os nomes de domínios, desde spyware e gravadores de digitação, até a "engenharia social", com as quais os golpistas se passam pelos registrantes, distribuidores autorizados ou outras entidades da cadeia de confiança para obter acesso a senhas e informações pessoais.
Independente da técnica usada, o resultado para os registrantes normalmente é grave. Após assumir o controle total de um nome de domínio, o atacante estÁ livre para usÁ-lo em qualquer atividade nefasta, desde a criação de Web sites fraudulentos, hospedagem de conteúdo ilegal e perigoso, até a extorsão do proprietÁrio original.
Embora o perigo de sequestro do nome de domínio seja significativo, é uma ameaça que pode ser consideravelmente reduzida com planejamento adequado e técnicas de mitigação, como:
· A avaliação das ofertas de soluções de segurança de um distribuidor autorizado – e a utilização de suas ferramentas –podem ajudar e muito a reduzir o risco de sequestro;
· Emprego das melhores prÁticas de uso de senha para os registros de nomes de domínios;
· Identificar se um operador de registro estÁ usando a autenticação de dois fatores para proteger os registrantes; e
· Utilização de serviços como Registry Lock da Verisign (Bloqueio de Registro) que viabiliza aos registrantes estabelecer as condições nas quais a informação do seu registro pode ou não ser alterada.
Assuntos
Qual os planos para hardware esse ano?