NVIDIA Kepler (GeForce série 600) terá clocks dinamicamente ajustáveis

"Corre pelos corredores" da CeBIT 2012 a informação (extra oficial) de que a futura geração de GPUs da NVIDIA, codinome Kepler, trarÁ dentre outras novidades, o recurso de ajuste dinâmico nos clocks.

A tecnologia, semelhante ao Turbo Boost da Intel e TurboCore da AMD, tem como objetivo disponibilizar a quantidade de mega-hertz necessÁrio para o bom funcionamento das tarefas, a dpender, claro, de certas condições, como consumo de energia e temperatura da GPU.

Comenta-se que o GK104 (que deverÁ servir de base para as GeForces GTX 660 e/ou 670) funcionaria em idle (modo ocioso) em algo próximo a 300Mhz, passando a 705Mhz na maior quantidade dos casos, podendo chegar até a 950Mhz, em certas situações que exijam muito poder computacional, como por exemplo, na renderização de uma cena do game com muitos objetos e detalhes. Quanto aos clocks dos núcleos grÁficos (Shaders Processors), a GPU trabalharia em 1411Mhz (em uma situação de 100% de funcionamento).

Ainda no campo dos rumores, fala-se que a GTX 680 contarÁ com 1536 CUDA Cores distribuídos em 96 clusters SM, com opções de 2 e 4GB de VRAM de 256 bits trabalhando em 6Ghz. AliÁs, seria a primeira vez desde a introdução das GDDR5 que uma GeForce teria memória mais rÁpida do que uma Radeon.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.