“Corre pelos corredores” da CeBIT 2012 a informação (extra oficial) de que a futura geração de GPUs da NVIDIA, codinome Kepler, trarÁ dentre outras novidades, o recurso de ajuste dinâmico nos clocks.
A tecnologia, semelhante ao Turbo Boost da Intel e TurboCore da AMD, tem como objetivo disponibilizar a quantidade de mega-hertz necessÁrio para o bom funcionamento das tarefas, a dpender, claro, de certas condições, como consumo de energia e temperatura da GPU.
Comenta-se que o GK104 (que deverÁ servir de base para as GeForces GTX 660 e/ou 670) funcionaria em idle (modo ocioso) em algo próximo a 300Mhz, passando a 705Mhz na maior quantidade dos casos, podendo chegar até a 950Mhz, em certas situações que exijam muito poder computacional, como por exemplo, na renderização de uma cena do game com muitos objetos e detalhes. Quanto aos clocks dos núcleos grÁficos (Shaders Processors), a GPU trabalharia em 1411Mhz (em uma situação de 100% de funcionamento).
Ainda no campo dos rumores, fala-se que a GTX 680 contarÁ com 1536 CUDA Cores distribuídos em 96 clusters SM, com opções de 2 e 4GB de VRAM de 256 bits trabalhando em 6Ghz. AliÁs, seria a primeira vez desde a introdução das GDDR5 que uma GeForce teria memória mais rÁpida do que uma Radeon.
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