iOS e Android não avisam quais apps acessam suas fotos

Segundo informações divulgadas pelo New York Times, o sistema para tablets e smartphones da Apple, o iOS, dÁ acesso livre às fotos do usuÁrio para qualquer aplicativo, sem necessidade de permissões especiais ou avisar o usuÁrio que o app seria capaz desta ação. Também de acordo com o jornal o americano, a plataforma Android apresenta a mesma falha de privacidade.


LOL, pare de ver minhas fotos, app bobinho

Tanto o iOS quanto o Android possuem uma política de indicar ao usuÁrio quais ações um novo aplicativo instalado poderÁ realizar, como acessar a posição do aparelho ou utilizar a câmera, porém em nenhum dos dois sistemas hÁ um aviso que as fotos armazenadas do poderiam ser utilizadas pelo aplicativo, tornando possível até mesmo a cópia e envio para servidores das imagens sem o consentimento do usuÁrio.

A Google afirmou que esta vulnerabilidade estÁ relacionada a uma opção de "design do sistema", pois optaram por armazenar as fotos em cartões SD, facilitando a cópia. Esta organização não insere as fotos capturadas em um espaço com permissões diferencidas, logo qualquer app que possui acesso ao cartão de memória passa a ser capaz de ler os arquivos. A empresa afirma que estÁ estudando uma mudança neste aspecto do sistema, especialmente com o uso mais intenso das memórias internas, nos casos dos tablets.

No caso da Apple, nos termos e licenças de aplicativos da App Store, não hÁ qualquer referência a cópias de fotografias, e a empresa também não soltou nenhuma declaração sobre o assunto. Segundo site The Verge, assim como a Google, a empresa estuda uma forma de corrigir a falha de segurança.

- Continua após a publicidade -

Em tempos que se discute muito os limites da privacidade das pessoas, numa realidade muito conectada, falhas como estas podem trazer consequências inesperadas. Não é, Scarlett Johansson?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.