Índice do Artigo

Notícias

iOS e Android não avisam quais apps acessam suas fotos

Segundo informações divulgadas pelo New York Times, o sistema para tablets e smartphones da Apple, o iOS, dÁ acesso livre às fotos do usuÁrio para qualquer aplicativo, sem necessidade de permissões especiais ou avisar o usuÁrio que o app seria capaz desta ação. Também de acordo com o jornal o americano, a plataforma Android apresenta a mesma falha de privacidade.


LOL, pare de ver minhas fotos, app bobinho

Tanto o iOS quanto o Android possuem uma política de indicar ao usuÁrio quais ações um novo aplicativo instalado poderÁ realizar, como acessar a posição do aparelho ou utilizar a câmera, porém em nenhum dos dois sistemas hÁ um aviso que as fotos armazenadas do poderiam ser utilizadas pelo aplicativo, tornando possível até mesmo a cópia e envio para servidores das imagens sem o consentimento do usuÁrio.

A Google afirmou que esta vulnerabilidade estÁ relacionada a uma opção de “design do sistema”, pois optaram por armazenar as fotos em cartões SD, facilitando a cópia. Esta organização não insere as fotos capturadas em um espaço com permissões diferencidas, logo qualquer app que possui acesso ao cartão de memória passa a ser capaz de ler os arquivos. A empresa afirma que estÁ estudando uma mudança neste aspecto do sistema, especialmente com o uso mais intenso das memórias internas, nos casos dos tablets.

No caso da Apple, nos termos e licenças de aplicativos da App Store, não hÁ qualquer referência a cópias de fotografias, e a empresa também não soltou nenhuma declaração sobre o assunto. Segundo site The Verge, assim como a Google, a empresa estuda uma forma de corrigir a falha de segurança.

Em tempos que se discute muito os limites da privacidade das pessoas, numa realidade muito conectada, falhas como estas podem trazer consequências inesperadas. Não é, Scarlett Johansson?

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções