Intel anuncia dois novos processadores Atom para smartphones e tablets

A Intel anunciou na Mobile World Congress 2012 dois novos processadores para smartphones e tablets, o Z2580 que oferece alto desempenho e o Z2000 que serÁ de baixo custo.

O Z2580 com clock de 1.3 GHz, podendo alcançar até 1.8 GHz com Turbo Boosts, possui dois cores com HyperThreading que permite ao CPU rodar quatro threads simultaneamente.

O processador estÁ equipado com a GPU PowerVR SGX544MP2 que promete oferecer o dobro de performance de uma SGX543MP2 encontrada no iPhone 4S. O chip, que deve chegar no início do próximo ano, também vem com um baseband LTE XMM 7160 da Intel, que é uma versão atualizada do XMM 7060 que oferece suporte para 3GPP Release 9. As especificações completas do baseband estão abaixo.

- Continua após a publicidade -

O processador Z200, ao contrÁrio do Z2580, vem com apenas um core que alcança no mÁximo 1 GHz em velocidade de clock. O chip não oferece suporte ao HyperThreading e a GPU permanece inalterada desde o Z2460, no entanto, a velocidade mÁxima de clock estÁ limitada a 320 MHz. O CPU que não tem previsão para lançamento, mas dÁ pra desconfiar que também demore um pouco, decodifica vídeos em 1080p, porém só codifica, no mÁximo, 720p.

O Z200 também terÁ o baseband XMM6265 HSPA+ da Intel, detalhado abaixo.

No anúncio, a gigante do silício também anunciou uma revisão nas especificações do processador Z2460, que é o intermediÁrio entre os dois novos chips. O Z2460 alcançava, anteriormente, 1.6 GHz em velocidade de clock com Turbo Boost. Agora, o modelo chega até 2.0 GHz, permanecendo na freqüência padrão de 1.3 GHz.

- Continua após a publicidade -

Não se tem imagens sobre o design dos novos processadores da Intel, porém, algumas especificações físicas podem ser vistas na tabela abaixo.

Abaixo, você confere a tabela de comparação com as especificidades de cada processador. As informações são do site Anand Tech.


Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.