Venda de smartphones cresce 43% no último trimestre de 2011

Segundo dados do Gartner, empresa de pesquisa e anÁlise do mercado tecnológico, a venda de smartphones cresceu 43% no último trimestre do ano passado, com o total de 472 milhões de unidades comercializadas.

Um dos principais fatores que alavancou as vendas dos celulares inteligentes foi a chegada do iPhones 4S, que alavancou as vendas da Apple e fez a empresa ultrapassar a LG em volume de vendas, e também se tornar a maior vendedora de smartphones.

A venda do novo iPhone conseguiu, inclusive, reverter a queda nas vendas nos dois trimestres anteriores, na Europa. O mercado europeu vem enfrentando uma retração por conta da crise que atinge diversos países do bloco do Euro.

No mercado geral de celulares, a Samsung continua sua aproximação com a Nokia, atualmente a líder de mercado. A Apple aparece em terceiro, porém compete apenas com smartphones, sendo que as duas primeiras possuem aparelhos para diversos segmentos de mercado. A Research in Motion (RIM) caiu para a sétima posição no ranking, enquanto na contra-mão vem a ZTE e Huawei, que ampliaram sua participação ao entrar em novos mercados.

- Continua após a publicidade -

Na guerra dos sistemas operacionais, o Android e o iOS saltaram de 30.5% e 15.8%, no final de 2010, para 50.9% e 23.8% do mercado no final de 2011, respectivamente. No sentido oposto estão os sistemas operacionais da RIM, que caíram de 14.6% para 8.8%, e o Windows Phone, que mesmo após o lançamento dos smartphones Nokia da linha Lumia, caiu de 3.4% para 1.9%, abaixo dos 2.1% do Bada e dos 11.7% do Symbian.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.