Índice do Artigo

Notícias

Rio e São Paulo estão entre as 10 cidades da AL mais perigosas no mundo virtual

A Norton e a Sperling’s BestPlaces, empresa de pesquisa independente, se juntaram em uma parceria para descobrir as 10 cidades da América Latina que possuem o maior número de fatores de risco do cibercrime. A cidade de Buenos Aires (Argentina) ganhou o 1 º lugar com a pontuação mais alta das regiões em relação aos dados de crimes cibernéticos, o uso da Internet e das redes sociais. San Juan (Porto Rico) foi classificada na segunda posição, com pontuação acima da média em todas as categorias e maior uso da região de smartphones.

As 10 cidades mais perigosas no mundo virtual da América Latina são:

Cidades com os maiores fatores de risco não se correlacionam necessariamente com as maiores taxas de ataques, refletindo o fato de que muitos consumidores estão tomando precauções para se manterem seguros.

“Em nossa anÁlise sobre as cidades online mais perigosas, consideramos uma série de fatores que podem potencialmente afetar a segurança no mundo virtual”, disse Bert Sperling, fundador e pesquisador do BestPlaces Sperling. “Ao olhar para os dados de estilo de vida, hÁbitos de consumo, bem como os dados dos crimes cibernéticos fornecidos pela empresa-mãe da Norton, a Symantec, somos capazes de oferecer uma visão holística dos vÁrios fatores que colocam uma pessoa em risco potencial.”

Sperling’s BestPlaces determinou um ranking per capita examinando o comportamento de diversos consumidores – desde os gastos benignos como em PCs e smartphones, para o potencial de risco como o acesso a hotspots Wi-Fi, redes sociais, e as compras on-line e serviços bancÁrios, entre outros.

Apesar de ter a segunda classificação  mais baixa da região em termos de dados de crimes cibernéticos, o Rio de Janeiro foi classificado como uma cidade intermediÁria no que diz respeito à segurança online  por causa da pontuação entre os fatores de comportamento do consumidor, como as redes sociais, uso da Internet e acesso a Wi-Fihotspots.

“Com a explosão dos smartphones, tablets e laptops nos últimos anos e o surgimento de aplicativos e sites de redes sociais, as nossas vidas online e offline estão se misturando de forma nunca antes experimentadas”, disse Marian Merritt, Consultora de Segurança na Internet da Norton. “Embora haja muitos aspectos positivos, como resultado, a anÁlise destaca os fatores de risco que enfrentamos a cada vez que ficamos online. Ao tomar algumas precauções simples, as pessoas podem ter certeza de que estão protegidas contra essas ameaças”.

Das 10 cidades listadas como as mais virtualmente perigosas na América Latina, a Cidade do México, Monterrei e Guadalajara, foram classificadas como as cidades com o menor nível de potenciais de risco. Isso se deve pelo baixo número de hotspots Wi-Fi, uso de smartphones, a velocidade de banda larga, acesso à Internet, posse de computador e uso de redes sociais.

As 3 principais dicas de segurança da Equipe Norton:

1. Sempre assumir que sua conexão Wi-Fi pode não ser segura – Hotspots Wi-Fi são um grande recurso em muitas cidades, mas tenha com cuidado. Não faça compras online ou transação bancÁria com uma conexão aberta de um hotspot Wi-Fi a partir de um laptop, tablet ou smartphone.

2. Use senhas complexas e únicas para cada site – Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números e faça suas senhas  da forma mais aleatória possível. Também é indicado mudar suas senhas regularmente, mas gerenciar todas essas senhas pode ser complicado. Para isso, Norton oferece um serviço gratuito, cloud-enabled que permite aos consumidores armazenar esses dados de modo fÁcil e seguro, sincronizando os logins, senhas e cartões de crédito. IDbeta Seguro estÁ disponível para download gratuito em IdentitySafe-beta.norton.com.

3. Informe-se sempre – Para mais informações e dicas sobre como ficar protegido, não importa onde você viva, visite a pÁgina do Facebook da Norton Brasil, Twitter @NortonBrasil e o site da empresa para uma lista completa de produtos de segurança de consumo, incluindo o Norton One, o primeiro de seu tipo, plano de adesão de segurança que transforma a maneira como os consumidores interagem e gerencia o seu software de segurança em vÁrios dispositivos – incluindo PCs, Macs, telefones Android e tablets. Norton One vai estar disponível comercialmente em março de 2012.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções